Alagoas

Vídeo: avanço da maré causa estragos e prejudica comerciantes e moradores de Barra Nova

Redação TNH1 com TV Pajuçara/Record TV | 03/03/22 - 18h55
Reprodução TV Pajuçara/Record TV

O avanço da maré no povoado Barra Nova, em Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas, vem causando prejuízo a moradores e comerciantes. O problema é recorrente e sempre surge nos primeiros meses do ano, quando acontecem as marés mais altas. Na tarde desta quinta-feira, o mar voltou a subir e a causar estragos.

Desta vez, o avanço da maré atingiu a pracinha recentemente construída pela Prefeitura de Marechal Deodoro, para onde ambulantes foram transferidos, no final do ano passado. Os constantes alagamentos e avanços da maré estão impedindo que os comerciantes possam trabalhar. 

A prefeitura chegou a construir um muro de contenção como tentativa de reduzir os danos causados e decretou situação de emergência por 90 dias, no último dia 23 de fevereiro. Mas o mar segue avançando e causando destruição. Uma enorme cratera se formou e passou a ser um risco para quem frequenta o local.

“Conversei com o engenheiro quando estavam fazendo a obra, ele falou que não ia ter problema nenhum, que o mar não iria fazer isso. A população tá pagando, inclusive os comerciantes, que foram tirados da orla estão sendo prejudicados. Da outra vez que teve isso aqui [alagamento], um cachorro e uma criança levaram um choque”, disse o serralheiro Anizirlandy Carvalho, que mora em Barra Nova.