Alagoas

Vídeo explica como fazer para realizar denúncia de crime eleitoral na eleição de domingo, no interior de Alagoas

Ascom PC | 10/09/21 - 15h38 - Atualizado em 10/09/21 - 15h44
Reprodução / TSE

A Polícia Civil de Alagoas disponibilizou um formulário para que os cidadãos de Campo Grande possam fazer denúncias de crime eleitoral. No próximo domingo (12), o município do Agreste alagoano realizará eleições para eleger novo prefeito. Segundo o delegado Medson Maia, Gerente de Informática e Estatística da Polícia Civil (Geinfo), o objetivo da ferramenta é garantir um pleito tranquilo e democrático no município. “Para que isso ocorra, abrimos um canal para o cidadão poder comunicar qualquer tipo de crime ou situação irregular que veja, antes e durante o período do pleito”, explica.

Alcimar Costa, agente de Polícia Civil coordenador  do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Geinfo, elaborou um vídeo com o passo a passo para facilitar o entendimento do cidadão no momento que for utilizar a ferramenta e fazer sua denúncia. O formulário para denúncias pode ser encontrado ao clicar no banner disponível no site da Polícia Civil (https://pc.al.gov.br/) ou no da Secretaria da Segurança Pública (http://seguranca.al.gov.br/). Lá, o usuário deverá fornecer todas as informações que tiver sobre casos de boca de urna, compra de voto, concentração de eleitores, bem como outros crimes, e poderá também anexar imagens, vídeos e documentos que comprovem a irregularidade.

Todo o conteúdo denunciado será encaminhado para a Delegacia Virtual que, após análise das informações, fará o direcionamento para delegacia responsável pela investigação. Para agilizar o andamento das investigações, a delegacia de Campo Grande contará com o apoio de unidades especiais que colaborarão durante o período eleitoral. O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis, continuarão acompanhando todo o trabalho até o final do pleito eleitoral da cidade de Campo Grande