Brasil

Vídeo: gari viraliza nas redes após dançar com vassoura ao som de Djavan

Razões Para Acreditar | 05/10/20 - 09h45

A vida é muito mais doce quando sorrimos para ela, como mostra o gari Valdo Luís Marques da Conceição, de 53 anos, que viralizou nas redes sociais na última semana. No calor escaldante do Rio de Janeiro, ele começou a dançar acompanhado de sua vassoura ao som do clássico ‘Flor de Liz’, do Djavan, que estava sendo interpretado pelo saxofonista Emerson Araújo da Silva.

Nem preciso dizer que sua reação foi sucesso absoluto, não é mesmo? Em questão de minutos seu vídeo viralizou nas redes sociais do país inteiro e Valdo tornou-se uma celebridade. “Isso foi tão despretensioso que cheguei a tomar um susto quando descobri que tinha um vídeo meu rodando as redes. Era próximo da hora do almoço da última sexta-feira”, disse em entrevista ao jornal Extra.

O gari contou que estava prestes a guardar a vassoura para fazer o intervalo para o almoço, quando uma de suas músicas preferidas começou a tocar. “Eu já estava me preparando para a pausa no serviço, quando passei pela Rua São José, já próximo da Avenida Rio Branco, e me deparei com a área bem suja. Resolvi dar uma geral na limpeza antes de ir almoçar. E como tinha um artista de rua tocando uma música, dei uma dançadinha com a minha vassoura e nem reparei que tinha uma pessoa me filmando”, contou.

Logo depois, Valdo foi chamado pelo seu chefe, mas como ele não sabia do que se tratava, achou que era alguma ‘bronca’. “Nem passou pela minha cabeça que meu chefe havia me chamado para conversar por causa da minha dançadinha. Troquei de roupa e tomei o meu café. E, fui todo receoso falar com ele e ele me disse: ‘Rapaz, você sabe que está fazendo o maior sucesso na internet? Tem um vídeo seu dançando no Centro do Rio. Mas o importante é que você estava com os equipamentos de proteção e fazendo o seu trabalho'”, disse.

A sorte é que o humorista Eduardo Barreto, conhecido como Edu Primitivo no instagram, estava passando nesta rua, nesta mesma hora e decidiu filmar a dancinha de Valdo. Afinal, as pessoas precisam se inspirar com pessoas como ele! “Eu senti um misto de alívio e felicidade. É muito bom poder ser reconhecido por nosso trabalho”, contou.

Ele é gari há 18 anos e trabalha na Comlurb. Fã de música brasileira e atleta, Valdo já correu 5 maratonas e adora dançar. “Eu amo dançar, também gosto de cantar um samba-enredo e tocar o meu pandeiro numas rodas de samba. Mas é tudo na diversão. Nada profissional. O bom de dançar com a vassoura é que a gente não precisa se preocupar de que pode pisar nos pés da parceira”, brinca.

Apesar do bom humor de sempre, Valdo diz que seu vídeo está sendo importante para trazer à luz todos os seus companheiros de trabalho. “Brincadeira à parte, o que mais me deixa feliz com toda essa história é que mesmo de uma forma tão inusitada eu estou contribuindo para dar mais visibilidade para os meus companheiros de trabalho“, completa.

Todo mundo gosta de cidades limpas, mas esquece do trabalho diário de milhares de pessoas que dedicam suas vidas à limpá-las. Obrigada por nos fazer lembrar disso, Valdo. “Quando saímos da invisibilidade e a sociedade nos enxerga, ela passa a nos valorizar. Isso é o mais bacana dessa grande brincadeira”, afirma.