Interior

Vídeo: homem é suspeito de quebrar cano e deixar população da Massagueira sem água

TNH1 com Ascom BRK | 04/11/21 - 09h38
Reprodução

A população de Massagueira, povoado de Marechal Deodoro, denunciou que um atentado ao sistema de abastecimento causou a falta d'água na localidade nessa semana. Os moradores acreditam que um homem, de nome não divulgado, danificou o cano de forma proposital e provocou o vazamento da água. A BRK, empresa responsável pelo fornecimento na região, já realizou um reparo emergencial na rede de grande diâmetro e disse que vai investigar o suposto ataque.

Veja vídeo:

A concessionária esclareceu também que tomou conhecimento da situação na última terça-feira, 02, após o envio do vídeo gravado por um morador. Nas imagens, o homem mostra a rede danificada com grande volume de água limpa jorrando e fala que a situação teria sido provocada por uma pessoa, que teria utilizado um equipamento não identificado para conseguir quebrar a tubulação e interromper o abastecimento no povoado.

No local, inclusive, não há obras de outras empresas realizadas recentemente ou em andamento, que poderiam ter ocasionado o incidente.“É comum que obras de infraestrutura possam atingir, eventualmente, as redes de água ou esgoto. No entanto, quando há incidentes desse tipo, a comunicação das empresas responsáveis por essas obras à BRK, geralmente, é imediata. Neste caso, não fomos acionados por nenhuma empresa e não há registros da ocorrência nos nossos canais de atendimento”, explicou Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas.

De acordo com o gestor, ações como essa agravam os atuais problemas de abastecimento identificados no município de Marechal Deodoro, como a incidência de vazamentos e a limitação da infraestrutura atual do sistema de água na região, que estão sendo levantados em um estudo detalhado desenvolvido pela BRK para nortear os investimentos realizados a partir de 2022.

Apesar de o reparo na tubulação danificada já ter sido prontamente realizado pela concessionária no mesmo dia em que o vídeo foi enviado pelo morador, a recuperação do sistema de distribuição é gradativa e, por isso, o fornecimento de água começará a ser normalizado a partir desta quinta-feira (4).

A BRK disse que vai tomar as providências legais para a apuração do caso, já que se trata de atentado contra o funcionamento de serviço de utilidade pública – crime previsto no Artigo 265 do Código Penal, passível de reclusão de um a cinco anos e multa.

Cabos de energia também foram furtados

Outra situação semelhante foi registrada no Conjunto Gislene Matheus, também em Marechal Deodoro. Dessa vez, cerca de 120 metros de cabos de energia elétrica foram furtados dos poços que atendem ao residencial e o abastecimento da região ficou comprometido. Um Boletim de Ocorrência foi aberto para registrar o furto e as medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas pela BRK.

A concessionária já realizou a instalação de novos cabos para a recuperação do sistema nessa quarta-feira (03) e os poços já estão ativos. Com isso, o fornecimento de água no residencial começará e a ser restabelecido gradativamente a partir desta quinta-feira (4).