Brasil

Vídeo: menino de 12 anos é mordido por tubarão em Fernando de Noronha

Uol | 23/05/19 - 15h45
Reprodução

Um garoto de 12 anos foi mordido por um tubarão-limão (negaprion brevirostris) durante uma pescaria com anzol em Fernando de Noronha (PE). O menino teve o dedo do pé cortado, levou dois pontos e passa bem. O vídeo que mostra o momento da mordida viralizou nos últimos dias nas redes sociais.

O incidente ocorreu na praia do Porto em 4 de maio. O garoto pescou o filhote de tubarão usando uma linha e um anzol e o retirou da água. A familia afirma que o tubarão mordeu o pé do adolescente quando ele foi soltar o anzol preso na boca do animal para devolvê-lo ao mar.

O tubarão só soltou o pé do garoto depois que duas pessoas seguraram parte da cabeça do animal com uma ferramenta e abriram a boca do peixe com uma faca. Um biólogo ouvido pelo UOL disse que o animal não atacou o menino, agindo apenas em um ato de defesa.

O incidente foi filmado por um dos familiares do menino. Nas imagens, o menino relata que precisa retirar o anzol da boca do tubarão, que aparece se debatendo no chão, para soltá-lo no mar. Em seguida, o garoto toca na cauda do tubarão e o peixe vira mordendo o pé do menino. Ele grita dizendo que "está doendo muito" e duas pessoas ajudam a retirar os dedos do pé dele de dentro da boca do tubarão.

A mãe do garoto, Glayce Kelly Ribeiro, contou ao UOL que o tubarão foi devolvido ao mar e o filho foi levado ao hospital São Lucas, onde recebeu dois pontos no dedo e liberado. O corte não infeccionou e já está fechado.

"O meu filho está bem e não está traumatizado. Tanto que ele já voltou a pescar. É o que ama fazer, pescar com o pai. Essa mordida não afetou nada na vida dele. Está indo à escola, pescando, tudo fluindo normalmente", relata Ribeiro, destacando que a educação do filho é baseada no respeito à natureza e aos animais.

A família do adolescente reforça que em nenhum momento o animal sofreu maus-tratos e que o menino adora pescar, quando não está na escola. "Ele ama a natureza e aprendeu com o pai que tem de respeitar todos os animais. É um menino bom, carinhoso. Sorte eu tenho de ser a mãe dele", afirma Glayce.

O garoto mora em Fernando de Noronha desde recém-nascido. A família dele conta que ficou assustada com a repercussão do ocorrido com o vídeo divulgado nas redes sociais. Segundo a mãe dele, o vídeo estava somente com a família e começou a ganhar repercussão há três dias.

"Fiquei muito triste em ver o vídeo exposto nas redes sociais e as pessoas comentando maldades. Assim que eu vi o vídeo, eu chorei vendo meu filho naquela situação, gritando por mim. Vê isso que aconteceu com ele foi difícil e imagina vê todo mundo publicando e comentando, não foi fácil", diz Ribeiro.

Veja o vídeo divulgado pela TV Jornal: