Brasil

Vídeo: meteoro cruza o céu de Goiás, provoca clarão e assusta moradores

BHAZ | 10/04/22 - 14h15
Reprodução

O céu de Goiás surpreendeu moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e outras cidades do estado nesse sábado (9), quando um meteoro cruzou a região e gerou clarões e estrondos intensos. Imagens que viralizaram na web mostram o exato momento em que o corpo celeste atravessa o céu.

O autor do incrível registro é Daniel Basile, goiano que já havia flagrado a passagem de outro meteoro em julho de 2020. Por meio das redes sociais, Sarah, sua companheira, comentou sobre o momento em que gravaram o fenômeno.

“Eu e o Daniel estávamos conversando e observando o céu e tivemos a SORTE de conseguir ver e filmar um meteoro! (Assim como o @danielbasilef fez em 22/07/2020). Inclusive esse foi o MAIOR e o MAIS LONGO bólido que eu já vi! É muito emocionante poder presenciar um evento desse!”, escreveu a mulher.

‘Achei que era estrela cadente’ - De acordo com Ary Martins, diretor do grupo de astronomia Plêiades do Sul, o bólido avistado tem brilho 2,5 vezes maior que o da lua cheia. Além do brilho excessivo, a aparição gerou intensos estrondos e até mesmo tremores. Ary teoriza que o meteoro deixou fragmentos sobreviventes [meteoritos] pelo caminho.

Nos comentários da publicação de Sarah, vários internautas revelaram ter presenciado o momento ao vivo. Muitos afirmaram que, ao avistarem o bólido, acreditaram estarem vendo uma estrela cadente. Embora alguns tenham ficado assustados a princípio, o sentimento foi de empolgação diante de algo tão raro.

“Minha neta de 9 anos também estava brincando no parquinho do condomínio e também viu, está animadíssima por ter visto realmente incrível”, disse uma pessoa. “Espetacular, senti ele caindo no chão aqui em Goiânia”, relatou outro usuário.