Polícia

Vídeo: moedas históricas são apreendidas em residência de italiano em Ipioca

Redação TNH1 com assessoria | 17/05/19 - 17h41
Divulgação/PF

A Polícia Federal em Alagoas apreendeu, na tarde dessa quinta-feira (16), em Ipioca, Litoral Norte da capital alagoana, moedas históricas que estavam na residência de um homem de nacionalidade italiana, que não teve o nome divulgado. A informação foi divulgada à imprensa nesta sexta-feira (17).

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) procurou a Polícia Federal após receber informações de que um estrangeiro estava divulgando, através de redes sociais, que havia encontrado diversas moedas antigas em uma praia do litoral alagoano, localizadas por meio de um detector de metais.

Após levantamento de informações por policiais federais, o italiano foi identificado e localizado no bairro mencionado acima. Ao se deslocar até a residência do homem, a polícia encontrou as moedas que totalizaram aproximadamente 20 quilos de metal. Detalhes do valor histórico das moedas serão divulgados após perícia.

Segundo a legislação brasileira, todo objeto arqueológico ou histórico é protegido por lei e considerado como patrimônio da União, mesmo quando tenha sido encontrado fora de sítios arqueológicos e de forma ocasional. Nesses casos, o cidadão deve sempre comunicar ao IPHAN sobre a existência e localização de objetos para que sejam adotadas as providências legais cabíveis.

O italiano foi levado para a sede da Polícia Federal onde prestou depoimento e, em seguida, foi liberado após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Superintendência Regional da PF em Alagoas, devendo comparecer, posteriormente, à Justiça Federal em Alagoas, onde poderá responder pelo crime de apropriação de coisa achada, previsto no art. 169 do Código Penal.