Alagoas

Vídeo mostra grupos chegando à Praia do Marceneiro antes de festa ilegal na APA Costa dos Corais

Redação TNH1 | 28/12/21 - 14h35
Reprodução / Cortesia ao TNH1

Um vídeo enviado ao TNH1 mostra o momento em que dezenas de pessoas chegam à Praia do Marceneiro, em Passo de Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas, antes de embarcarem para uma festa ilegal dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil. 

Mais cedo, outros vídeos divulgados no Instagram pela Instituto Bioma Brasil mostraram uma multidão numa festa em um dos maiores santuários ecológicos do país, onde dançam e cantam em pleno berço de peixes-boi, corais e peixes ameaçados de extinção. O número de pessoas é visivelmente acima da capacidade de suporte do local. A festa teria sido organizada por uma pousada. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, informou, por meio de nota, na manhã desta terça-feira, 28, informou que a festa ocorrida nas piscinas naturais de Marceneiro, no município de Passo do Camaragibe, está em "desacordo com as normas estabelecidas pelo plano de manejo da unidade". O Instituto reforçou que está apurando o fato em conjunto com as prefeituras abrangidas pela APA para tomar as providências previstas pela legislação ambiental vigente.

Quem também se manifestou sobre o caso foi o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, que instaurou procedimento para apurar a denúncia. O MPF também enviou ofício aos órgãos ambientais (Ibama, ICMBio) e às prefeituras dos municípios que abrangem a APA Costa dos Corais, a fim de coletar mais detalhes acerca do evento. No decorrer das investigações, o MPF adotará as medidas necessárias e, em breve, expedirá recomendações no intuito de evitar quaisquer danos à unidade de conservação.