Polícia

Vídeo: quatro são detidos com cerca de 140 pássaros silvestres no Agreste

TNH1 | 06/09/21 - 07h09 - Atualizado em 06/09/21 - 07h36
Cortesia

A operação 'Pássaro Livre', realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesse domingo, 05, resultou na detenção de quatro pessoas e na apreensão de aproximadamente 140 pássaros silvestres, que estavam sendo vendidos de forma ilegal ou deixados em cativeiro sem licença ambiental, nos municípios de Arapiraca e Craíbas, Agreste do estado. Uma espingarda também foi recolhida pelos agentes.

De acordo com informações passadas à reportagem, dois vendedores foram flagrados em feira livre, em Arapiraca, com as aves expostas para comércio. Eles estavam com mais de 120 animais e acabaram sendo direcionados para a delegacia. O setor de inteligência do batalhão indicou a localização aos militares presentes na operação.

Já em Craíbas, a polícia encontrou pássaros em cativeiro. Foram 10 aves recohidas e o proprietário foi acompanhado até a unidade policial para a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A polícia não detalhou como foi a captura do quarto suspeito e a quantidade de pássaros.

O quarteto foi autuado por crime ambiental e por ter em cativeiro e colocar à venda animais silvestres sem autorização de órgão competente. O BPA ressaltou a importância da licença para ter a guarda dos animais em cativeiro, prevendo a pena de seis meses a um ano, mais aplicação de multa, para quem desrespeitar a norma.