Interior

Vídeos: chuvas fortes causam estragos e população sofre, em São Miguel dos Campos

João Victor Souza | 26/05/22 - 15h47

São Miguel dos Campos foi uma das cidades mais atingidas por estragos estruturais e transtornos à população devido às fortes chuvas que atingem todo o território alagoano desde o início da semana. Quem passa pela entrada do município já observa os danos provocados pelo grande volume de água. A situação continua crítica em outros pontos da cidade, onde há moradores ilhados e em risco, no aguardo de resgate. 

Para auxiliar no trabalho de salvamento, um grupo de moradores usou barcos e até moto aquática para oferecer ajuda às pessoas em extrema necessidade, mas a "força-tarefa" dos miguelenses não é suficiente. O Corpo de Bombeiros já enviou uma equipe ao local e, por meio de botes, buscam resgatar quem está ilhado. Parte da população está em área de difícil acesso, sem poder deixar as residências por vontade própria, seja por veículo terrestre ou a pé.

O repórter Bruno Protasio, da TV Pajuçara, esteve na cidade nesta quinta-feira, 26, e acompanhou toda a situação de emergência. A elevação de nível do Rio São Miguel invadiu as ruas e cobriu residências ribeirinhas. Há casas quase submersas, assim como veículos que estavam estacionados e acabaram sendo tomados pela água. 

Veja imagens:

Conforme apurado pela reportagem, cinco pontos da cidade oferecem abrigos para a população, já que são mais de 500 desabrigados e 400 desalojados, de acordo com a Defesa Civil Estadual. São consideradas desabrigadas pessoas cuja habitações são afetadas por algum dano e que precisam de abrigo provido pelo governo. Já as desalojadas são as que deixam, temporariamente ou definitivamente, suas moradas por medida preventiva e que não necessariamente precisam de assistência do poder público.

Ruas seguem interditadas desde a manhã e impedem a passagem de veículos e de pessoas, pois há risco de acidentes. 

Queda de barreira deixa feridos - Mais cedo, três pessoas que passavam por São Miguel ficaram feridas após soterramento em trecho da BR-101. A queda de uma barreira atingiu o veículo de passeio ocupado pelas vítimas, que precisaram ser encaminhadas à UPA para os cuidados médicos. Os passageiros tiveram lesões leves.

Trabalhador sumiu ao tentar atravessar correnteza - O jovem identificado como Alan Aldacir da Silva, de 31 anos, desapareceu ao ser levado pela correnteza do rio São Miguel na noite de quarta-feira e familiares do rapaz estão apreensivos. Ele estava com dois irmãos, que conseguiram se salvar.  

Homem desapareceu ao salvar esposa José Francisco Bezerra dos Santos, de 48 anos, desapareceu na tarde de quarta-feira após salvar a esposa que estava ilhada em uma residência às margens do Rio São Miguel. Ele também foi levado pela correnteza do rio e ainda não foi localizado.