Alagoas

Vídeos: ministro do Desenvolvimento Regional sobrevoa regiões afetadas pela chuva em Alagoas

TNH1 | 27/05/22 - 16h58
Foto: Reprodução/Ascom MDR

Em Alagoas nesta sexta-feira, 27, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, sobrevoou  áreas atingidas por chuvas intensas nas cidades de Feliz Deserto, Rio Largo, Barra de São Miguel, Coruripe e São Miguel dos Campos, em Alagoas.  Em seguida, o ministro concedeu coletiva, onde esteve acompanhado do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. 

"Com a sensibilidade e o trabalho que os prefeitos estão tendo, informando as necessidades, o Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento e a Defesa Civil já liberaram recursos para ajuda humanitária, primeiros socorros e atendimento aos desabrigados. Muitos relatos que muitos perderam todos os móveis, prejuízos que ainda vão ser levantados pelas prefeituras em relação às casas", disse o ministro, numa coletiva, após o sobrevoo.

"Rezar para que no período de inverno a chuva venha, mas venha controlada, um pouquinho a cada dia, para que os córregos, os rios e os sistemas de escoamento das cidades tenham condições de suportar. Chuvas de 200 mm, 250 mm em um dia só é uma temeridade, dificuldade, muito complicado, a terra vai encharcando e daqui a pouco corremos riscos de deslizamentos, desabamentos de encostas e Maceió é propício para isso. Muitas cidades podem sofrer com isso. Toda atenção da Defesa Civil no acompanhamento dessa possibilidade de chuvas", disse o deputado Arthur Lira.

Devido às fortes chuvas que caem em Alagoas desde o último final de semana, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em pelo menos nove cidades do interior do Estado. A portaria, vinculada por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicada nesta sexta na edição extra do Diário Oficial da União.  

Veja mais imagens do sobrevoo: