Interior

Vídeos: saque do auxílio emergencial gera filas quilométricas na capital e no interior

TNH1 com assessoria Caixa | 14/04/20 - 15h46

Apesar de toda a divulgação da Caixa Econômica Federal sobre as regras, calendários e explicações sobre o auxílio emergencial,  o que não faltam são registros de aglomerações nas portas de agências e casas lotéricas. 

O vídeo abaixo mostra centenas de pessoas enfileiradas pelas calçadas para receber o auxíilo em uma casa lotérica na cidade de Porto Calvo, região norte do estado,  A Polícia Militar confirmou a intensa aglomeração, que pode, inclusive, provocar a proliferação do coronavírus, motivo do auxílio emencial. Assista


Nesse outro vídeo, a aglomeração de pessoas foi registrada na agência da Caixa do Tabuleiro do Martins, em Maceió, próximo à Bomba do Gonzaga. Vídeos semelhantes circulam pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. 

O auxílio

O auxílio emergencial é destinado aos trabalhadores informaismicroempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, para proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

Orientações da Caixa

A Caixa tem explicado que parte dessas pessoas não precisam se dirigir ate às agências ou lotéricas, pelo menos por enquanto.

No grupo dos beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, CadÚnico, por exemplo, quem quiser receber o dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos, vai ter que esperar até o dia 17. Mas o dinheiro já está na conta, podendo ser transferido, ou usado em quaisquer outras operações pelo aplicativo do programa. 

Já para quem é beneficiário do Bolsa Família, o valor cai na conta junto com o pagamento que o a pessoa já vem recebendo. Porém, auxílio emergencial só é possível para quem recebia menos que os R$ 600. 

Veja mais dicas da Caixa

A CAIXA esclarece que não é permitido executar agências ou casas lotéricas para registro, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O registro pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br . O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

Para aqueles que consideram os primeiros a receber um auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA. Os que recebem ou crêem por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também permitir transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos por mês, pelos próximos 90 dias.

O acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrem pelo aplicativo CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo de memória do celular, basta que o usuário use o CPF. Além de movimentar a economia digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

Saque em espécie

Nos dados previstos para início da espécie em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor como aposentado e criar um código autorizador para caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, que exportam empregados, parceiros e clientes com risco de contágio, uma escalada da CAIXA ou calendário de saque. Lembrar que os recursos creditados em Poupança digital podem ser usados ​​usando o aplicativo CAIXA Tem pagamentos e transferências, entre outros serviços. Segue abaixo o calendário de ação em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril - nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril - nascidos em março e abril

29 de abril - nascidos em maio e junho

30 de abril - nascidos julho e agosto

04 de maio - nascidos em setembro e outubro

05 de maio - nascidos em novembro e dezembro

Bolsa Família

Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e recebem o crédito de auxílio no mesmo calendário e da mesma forma com benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.