Interior

Vigilância Sanitária de Arapiraca apreende 120 kg de carnes impróprios para consumo

Ascom SMS Arapiraca | 15/08/22 - 15h14
Foto: Divulgação

Durante ação de rotina de fiscalização da Vigilância Sanitária, mais de 120 quilos de carne imprópria para o consumo foram apreendidas em uma banca de feira, no centro de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

De acordo com o coordenador da VISA Municipal, enfermeiro Diego Albuquerque, as peças de carne apresentavam coloração arroxeada e um odor forte de putrefação. “O trabalho da Vigilância Sanitária é essencial para o combate a possíveis causas de doenças. Durante a fiscalização, foram mais de 120 quilos de carnes de origem bovina que estavam, nitidamente, impróprias para o consumo”, explicou o coordenador.

Apreensão de laticínios - Durante a fiscalização, a Visa também realizou a apreensão de uma grande quantidade de laticínios que, mesmo com prazos de validade vencidos, sendo utilizados na produção de alimentos em uma padaria.

Cuidados ao comprar - Carnes são produtos de altamente perecíveis, sendo assim é muito importante que a população tome cuidados na hora da compra. A Vigilância Sanitária de Arapiraca preparou uma série de dicas para garantir segurança na hora da compra:

Atenção com a aparência – a textura deve ser lisa e a cor avermelhada (no caso da carne bovina). Se tiver qualquer ponto esverdeado, não compre.

Odor – Mercadorias estragadas costumam ter mau cheiro.

Dê preferência a alimentos frescos – Evite alimentos ultra-processados. A utilização de carne estragada, papelão e pedaços de cabeça de porco em salsicha e linguiça, por exemplo, ficam mascarados por conta do nível de processamento e inclusão de conservantes e aromatizantes.

Prefira carne moída em sua presença – escolher a peça e pedir para que o açougueiro moa na hora é muito importante para garantir que a carne comprada esteja de acordo com as suas exigências.

Ligue para a Vigilância Sanitária – Se o consumidor está com receio de consumir ou tem alguma dúvida sobre a procedência ou qualidade do produto que tem em casa, pode ligar para a Vigilância Sanitária para realizar denúncia ou solicitar que a mercadoria seja recolhida para análise.