Saúde

Você já se engasgou com comida? Guia ensina a salvar sua vida e a dos seus filhos

27/01/17 - 21h09

Asfixia. Você não sabe como é assustador até que você tenha passado por essa situação.

Esforçando-se para tentar de respirar fundo, pode chegar o momentos em que você será incapaz de tomar fôlego e poderá morrer.

Mas em vez de entrar em pânico, há algumas maneiras fáceis de aumentar suas chances de sobrevivência, de acordo com Emma Hammett, fundadora da instituição First Aid for Life (primeiros socorros para a vida, em tradução literal).

Em um pequeno resumo do que está disponível no site The Hippocratic Post, nome que faz referência ao "pai da medicina", Hipócrates, ela revela seu guia para uma pessoa salvar a própria vida caso fique engasgada e chegue ao estágio de sufocamento.

"Como uma enfermeira em cuidados intensivos, eu tive que lidar com pessoas sufocando regularmente, porque eles já tinham dificuldades de deglutição. Mas a asfixia é uma dessas emergências que podem levar rapidamente à morte, se não tratada também rapidamente", explica.

Asfixia é quando a comida, um brinquedo ou outro objeto está bloqueando a garganta ou traqueia dificultando a respiração. Se houver um bloqueio completo, o paciente não pode tossir ou respirar. Existem protocolos e procedimentos definidos para ajudar alguém que está sufocando, mas o que você pode fazer, se isso acontecer com você?

FIQUE CALMO

Se você entrar em pânico, isso fará com que sua garganta se contraia mais e faça o desalojamento do objeto ser mais difícil.

LIMPE A GARGANTA

Se puder, tente limpar a garganta tossindo. Se você tiver um bloqueio parcial, isso deve ser suficiente para acabar com a obstrução. Incline seu corpo para a frente enquanto você tosse para deixar a gravidade ajudar o processo.

ATRAIA A ATENÇÃO DE ALGUÉM

Se a via aérea estiver completamente bloqueada, você não será capaz de tossir ou fazer um som e você precisa de ajuda de alguém. Onde quer que esteja, chamar a atenção de alguém imediatamente. Não faça o que muitas pessoas fazem nesta situação terrível, que é ir para o banheiro.

Asfixia em alimentos muitas vezes acontece em restaurantes e surpreendentemente, as pessoas que se sufocam sentem vergonha e querem se esconder do espaço público.

HEIMLICH MANEUVER

Se ninguém está por perto para ajudar, você pode executar a manobra Heimlich em si mesmo. Coloque a mão em forma de punho na região logo abaixo de sua caixa torácica e empurre para cima com ajuda da outra mão. Você também pode usar o canto de uma cadeira para exercer força neste local, empurrando seu corpo contra ele.

NÃO USE SEUS DEDOS

Não coloque os dedos na boca para tentar remover a obstrução. Nove vezes fora de dez, isto faz a asfixia ficar pior.

NÃO FIQUE EM SILÊNCIO

As crianças que têm um bloqueio completo na traqueia podem ficar em silêncio e congelar, assim, você pode não perceber que estão sufocando. Seu rosto ficará vermelho para roxo e, até, cinza azulado quando seus níveis de oxigênio caem a um ponto crítico - isso pode acontecer muito rapidamente.

A PREVENÇÃO É A MELHOR CURA

Obviamente, a prevenção é melhor do que remediar. Para evitar asfixia em primeiro lugar, evitar rir e falar enquanto faz a mastigação e a deglutição de alimentos - uma razão comum para asfixia.

CORTE ALIMENTOS EM PEQUENOS PEDAÇOS

Qualquer coisa que pode passar através de um rolo de papel higiênico vazio tem o potencial para fazer você sufocar. Mastigue os alimentos com cuidado e coma um pouco mais lentamente.

EVITE UVAS

As crianças engasgam comumente com pedaços de objetos, partes plásticas de brinquedos e, também, com uvas inteiras, que podem se fixar na traqueia. Preste atenção!