Saúde

Você sabia que doar sangue faz bem à saúde? HU faz campanha este mês

TNH1 com assessoria HU | 17/11/18 - 21h01

Você sabia que doar sangue faz bem? E não é só de bem-estar que estamos falando. Segundo a campanha de doação de sangue do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o HU, em Maceió, quem doa pode reduzir as chances de ser acometido por câncer, Alzheimer e ataque cardíaco.

É que o doador de sangue elimina o excesso da substância fósforo presente no sangue, evitando também problemas no fígado, como a cirrose e a insuficiência hepática.

E para elevar o número de doadores em Alagoas e o número de bolsas no estoque de 123 para 300, o Banco de Sague do HU realiza, entre os dias 19 e 23 de novembro, atividades em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A programação é voltada à comunidade hospitalar e contará com palestra, abordando o perfil do doador, além de exibição de vídeo institucional sobre a campanha voltada ao doador. 

Com o objetivo de captar doações, o serviço funcionará em horário ampliado nos dias 19, 21, 22 e 23 de novembro e recebendo doadores das 7h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. Após a palestra, a equipe do serviço estará agendando as doações, que poderão ser realizadas nos dias das ações no Hospital.

Segundo a responsável pelo Banco de Sangue do HU, a médica Luciana Andrade, em Maceió, houve um aumento do número de doadores de sangue, mas ainda não correspondente às reais necessidades. “Todos os dias, fazemos cirurgias, atendemos pacientes que sofreram graves acidentes, pessoas com câncer, mulheres grávidas. Todas estas pessoas precisam ou podem precisar de sangue”, afirma.

Funcionamento para doação

O atendimento do Banco de Sangue do HU é das 7h30 às 12h, de segunda a sexta. Caso tenha interesse, o doador pode agendar o atendimento através do 3202-3743. 

Quem não pode doar

Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos;

Tiver peso inferior a 50 quilos;

Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;

Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;

Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;

Estiver com febre no dia da doação;

Estiver grávida;

Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.