Saúde

Você usa celular ou tablet o tempo todo? Cuidado com a LER

14/07/16 - 11h06
Agência Alagoas

Para se divertir ou trabalhar o uso em excesso dos aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets pode desencadear sérias dores musculares e problemas posturais, quando são utilizados de forma errada. Alguns deles são a tendinite e a bursite que podem atingir ombros, cotovelos e punhos. Além de dores na coluna pela má postura ao manuseá-los.

De acordo com Ana Rafaella Gomes, que é fisioterapeuta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as lesões causadas pelo manuseio errado dos aparelhos pode desencadear Lesão por Esforço Repetitivo (LER). “Para evitar esses problemas o ideal é sempre estar fazendo alongamentos, tanto de punhos, como cotovelos, ombros e também lembrar da região cervical para prevenir problemas de coluna”, orienta a fisioterapeuta.

Outra indicação feita pela profissional da saúde é a maneira mais correta para utilizar os smarthphones. “Sempre manter o celular na altura dos olhos, mantendo a coluna ereta com os cotovelos apoiados, e as mãos em uma posição neutra, elevando o celular para não flexionar a região cervical”, disse Ana Rafaella.

A fisioterapeuta ainda lembra que quando a pessoa já tiver desenvolvido o problema o indicado é procurar um médico e um fisioterapeuta para que seja iniciado o tratamento adequado para a doença.

Dicas de exercícios – Ana Rafaella explicou como os alongamentos devem ser realizados pelo menos três vezes por dia. “Primeiro devemos fazer a flexão de punho, com a extensão do cotovelo, e manter flexionado para cima e para baixo por mais ou menos 10 segundos repetindo duas vezes em cada punho, mantendo sempre os cotovelos estendidos para ter um melhor aproveitamento do exercício. Após os punhos o importante é fazer a rotação de ombro e sempre manter a coluna ereta para não prejudicar a coluna vertebral”.