Tecnologia

WhatsApp exibirá status de acordo com a amizade entre os usuários

Tecnoblog | 14/11/18 - 17h47
Reprodução/Tecnoblog

O WhatsApp deve deixar de exibir os Status em ordem cronológica no futuro próximo. O aplicativo planeja usar um algoritmo que prioriza os contatos com os quais você mais interage, assim como o que já acontece no Instagram.

Para definir a ordem de exibição, o WhatsApp analisará como anda sua conversa com a outra pessoa. Se vocês trocam muitos arquivos de mídia ou costumam fazer chamadas, a prioridade desse contato será maior.

Se vocês se comunicam apenas por mensagens de texto, a prioridade para exibição dos Status é normal. E se você ignora o que uma determinada pessoa te envia, o WhatsApp entenderá que você não deseja ver o que ela publica.

O mensageiro também aumentará a pontuação de um contato que interagir com você dentro de um grupo com menções e respostas direcionadas. Além disso, o seu interesse por Status publicados anteriormente pode aumentar ou diminuir a prioridade de uma pessoa com o algoritmo.

Junto à mudança, o WhatsApp deixará de destacar o horário em que o Status foi compartilhado. Em vez disso, o aplicativo mostrará a quantidade de publicações novas – o horário da publicação continuará aparecendo quando você abrir o Status.

Segundo o WABetaInfo, a solução funciona localmente e não envia qualquer dado para os servidores de Facebook e WhatsApp. Assim que for liberada, ela levará algum tempo para ordenar todos os contatos de acordo com seu interesse.

O algoritmo está sendo desenvolvido para Android e iOS. Neste momento, porém, ele está disponível somente em versão beta no sistema operacional da Apple, mais especificamente para usuários com a versão 2.18.102.4.