Política

Xingamentos entre deputados causam empurra-empurra em debate; veja vídeo

17/04/16 - 10h25

Uma discussão entre deputados pró e contra o impeachment quase chegou a agressões físicas na madrugada deste domingo no plenário da Câmara.

A confusão ocorreu logo após o discurso do oposicionista Vitor Valim (PMDB-CE), que chamou os petistas que assistiam à sua fala de "ladrões" e "bandidos".

Ao descer do púlpito, Valim foi interpelado pelo petista Sibá Machado (AC) e o empurrou. Formou-se, então, um bolo de deputados no meio do plenário, alguns tentando apartar a briga, enquanto outros repetiam xingamentos.

O empurra-empurra só terminou após a intervenção da segurança da Casa. Durante toda a sessão, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, houve vários momentos tensos, com xingamentos atrapalhando os discursos.

Quando a discussão entre Sibá e Valim começou, por volta da 1h deste domingo, a Câmara já estava reunida havia mais de 40 horas para a discussão do parecer que pede abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

É a maior sessão da história da Câmara dos Deputados. Ao todo, já haviam sido ouvidos mais de 340 discursos.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fez um acordo com os líderes partidários para encurtar a discussão. A expectativa era a de que os debates fossem encerrados às 5h.

A votação do impeachment da presidente está marcada para começar às 14h deste domingo.

Veja vídeo: