Mesmo às vésperas da Copa do Mundo de 2026, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) segue se dedicando às suas atribuições diárias de governança, regulamentando e administrando o esporte globalmente.
E entre as ações mais recentes da entidade, está a aplicação de mais uma punição ao Botafogo, que deve impedir as atualizações do elenco do time carioca para a próxima janela de transferências no Brasil, que abre no dia 20 de julho.
Aplicada na última terça-feira (9), a sanção marca o sexto transfer ban ativo do Alvinegro e decorre do não pagamento ao Nacional do Uruguai pela transferência do zagueiro Lucas Villalba, uma contratação milionária que custou US$ 3 milhões (na época, mais de R$ 16 milhões).
Com a punição, a FIFA proibiu o clube carioca de inscrever novos atletas por prazo indeterminado. O Botafogo só poderá voltar ao mercado de transferências e registrar reforços quando quitar integralmente os débitos com as equipes credoras.
Punições do Botafogo: confira a lista de sanções aplicadas pela FIFA
Vale lembrar que a sanção motivada pela inadimplência na aquisição de Lucas Villalba se trata da sexta penalidade aplicada ao Botafogo pela FIFA. O portfólio de restrições financeiras do Alvinegro ainda inclui:
- Rwan Cruz: sanção relativa à dívida gerada pela compra do atacante junto ao Ludogorets (BUL);
- Santiago Rodríguez: punição ligada à pendências com o New York City (EUA) na contratação do meia;
- Artur: sanção gerada por débito referente à compra do meia junto ao Zenit (RUS);
- Thiago Almada: punição aplicada pelo atraso na segunda parcela da compra milionária do meia junto ao Atlanta United (EUA);
- Multas administrativas: além dos problemas envolvendo as contratações, o Botafogo ainda recebeu, no começo de junho, uma penalidade adicional e específica por taxas e multas administrativas pendentes junto à própria entidade máxima do futebol.





