O álcool é um produto amplamente conhecido por sua ação antibacteriana e desinfetante. Por isso, uma decisão recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabou pegando muitos consumidores de surpresa.
Conforme publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23), o órgão proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos saneantes vinculados à empresa Isopoly Indústria e Comércio Ltda. que não tiveram seus dados de fabricação reconhecidos. Os seguintes produtos foram afetados:
- SupperÁlcool 92,8° INPM;
- SupperÁlcool 70° INPM;
- SupperÁlcool 46° INPM.
Ao entender que os itens estavam sendo comercializados sem identificação de origem, a Anvisa determinou apreensão imediata de todos os lotes dos produtos citados, que já estavam nas prateleiras de estabelecimentos de diversas regiões do país.
Mais do que uma formalidade burocrática, a falta de identificação impede a mensuração dos riscos que esses produtos oferecem aos consumidores. Inclusive, por esse motivo, a agência reforçou o alerta para que a população evite o uso dos itens afetados.
Cosméticos também sofreram restrições da Anvisa
Ainda de acordo com as informações divulgadas no DOU, a Anvisa também retirou de circulação alguns produtos cosméticos que, assim como os saneantes comercializados sob a marca SupperÁlcool, não apresentavam conformidade com as normas sanitárias do país.
Um desses itens é a Sombra Disfarça Falhas/Maquiagem Capilar para Retocar Raiz, da marca Suake que, segundo a agência, estava sendo fabricada e comercializada sem o devido registro sanitário.
Vale destacar inclusive que a empresa fabricante não possuía nem mesmo a Autorização de Funcionamento (AFE) exigida pela Anvisa para a produção e comercialização dessa categoria de itens.
Já o outro produto proibido foi o Bottox Amazon Therapy Natuvegan, da marca Progressiva Orgânica Cosméticos. Além de não possuir registro nem notificação sanitária, o item ainda apresentava informações divergentes em seu rótulo, que vinculavam seu desenvolvimento à outra empresa.





