O ex-atacante Robinho foi transferido de presídio após solicitação feita por sua defesa, em novembro de 2025. Com a decisão, ele deixou a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, conhecida nacionalmente como a “prisão dos famosos”, e passou a cumprir pena no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior de São Paulo, a cerca de 280 quilômetros da unidade anterior.
A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que informou à ESPN que “o preso citado deu entrada nesta segunda-feira no Centro de Ressocialização de Limeira. A transferência foi feita após pedido da defesa do custodiado”.
Mudança ocorre após vídeo viralizar
A transferência aconteceu poucos dias depois de viralizar um vídeo em que Robinho aparece dando entrevista ao Conselho da Comunidade de Taubaté, entidade sem fins lucrativos que atua no sistema prisional. Na gravação, o ex-jogador afirmou que nunca recebeu tratamento diferenciado enquanto esteve em Tremembé, rebatendo críticas e especulações sobre privilégios no cumprimento da pena.
Tremembé ficou conhecida por abrigar detentos de grande repercussão nacional. Entre os nomes que já passaram pela unidade estão Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Edinho, filho de Pelé.
PGR se posiciona contra soltura
No mesmo dia da transferência, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária a um eventual pedido de soltura do ex-atacante. A defesa de Robinho aguarda agora um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso.
Robinho está preso desde março de 2024, quando a Justiça brasileira homologou a condenação imposta pela Itália, permitindo o cumprimento da pena no Brasil.
Condenação por estupro coletivo
O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, cometido em 2013 contra uma jovem albanesa, em uma boate de Milão, período em que defendia o Milan. A sentença foi confirmada em todas as instâncias da Justiça italiana e posteriormente validada pelo STF.
A transferência para Limeira não altera a situação jurídica de Robinho, que segue cumprindo pena em regime fechado enquanto aguarda novas decisões do Judiciário brasileiro.





