Uma decisão fora das quatro linhas decretou o rebaixamento de um dos clubes mais tradicionais do futebol nordestino. O América-RN, teve a queda confirmada no Campeonato Potiguar mesmo sem ter perdido nenhuma partida na competição, se confirmado a decisão o clube deve jogar sua primeira série B do Campeonato Estadual em mais de 100 anos de história.
Empate sem gols sela queda do América-RN
A noite da última quarta-feira (4) terminou de forma amarga para o torcedor alvirrubro. Após empatar por 0 a 0 com o Potiguar de Mossoró, pela 6ª rodada do Campeonato Potiguar, o América-RN teve oficialmente decretado o seu rebaixamento à divisão de acesso do estadual.
Punição administrativa foi decisiva
Apesar da campanha invicta, com quatro vitórias e dois empates, o Mecão foi punido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol por escalar de forma irregular o lateral-direito Elias. O atleta, de 20 anos, possuía contrato amador, o que fere o Regulamento Específico da competição.
A irregularidade resultou na perda de 18 pontos. A punição foi aplicada no dia 30 de janeiro, quando a quarta rodada já havia sido concluída. Até então, o América liderava o campeonato com 10 pontos.
Invencibilidade não impediu a queda
Com a perda dos pontos, o clube despencou para a lanterna da competição, somando oito pontos negativos. Mesmo com os resultados positivos em campo nas rodadas seguintes, o América-RN chegou a quatro pontos negativos, número insuficiente para ultrapassar o Globo FC, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que soma dois pontos positivos.
O jogador Elias, não chegou a atuar no jogo, mas segundo a federação, a simples inclusão do atleta na súmula foi considerada infração suficiente para aplicação da penalidade máxima prevista no regulamento.
Julgamento do TJD
A 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), decidiu por manter a punição no julgamento que ocorreu nesta quinta-feira (5) mantendo assim o rebaixamento do clube.
América-RN contesta decisão e promete recorrer
Em nota oficial, o América Futebol Clube manifestou total discordância com a decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD-RN. O clube afirmou que já está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, em caráter de urgência, para reverter a punição nas instâncias superiores.
“O América seguirá firme na defesa de seus direitos, de sua história e de sua torcida, mantendo uma postura de responsabilidade, transparência e respeito”, destacou o comunicado.





