A Copa do Mundo de 2026 está se aproximando e irá alterar significativamente o cotidiano do comércio no Distrito Federal, especialmente durante os jogos da Seleção Brasileira. O Governo do Distrito Federal e o governo federal decidiram liberar os servidores públicos três horas antes das partidas. Tal medida visa facilitar que os funcionários aproveitem os jogos.
As lojas de rua e shoppings, por sua vez, também estão ajustando seu funcionamento. Durante a fase de grupos, as lojas fecharão temporariamente uma hora antes do início dos jogos do Brasil. Nos shoppings, a reabertura será opcional, de acordo com o horário de cada estabelecimento. Praças de alimentação e áreas de lazer manterão suas operações normais.
Ajustes nos horários de trabalho
Os trabalhadores do comércio, tanto de lojas de rua quanto de centros comerciais, terão novas regras. De acordo com o Sindicato dos Comerciários do DF, nos jogos marcados para o turno da manhã ou tarde, as atividades se encerrarão uma hora antes das partidas. Estes ajustes foram formalizados em uma Convenção Coletiva de Trabalho específica para a Copa.
Durante as fases eliminatórias, as liberações seguirão um esquema conforme os horários dos jogos. Se os confrontos ocorrerem entre 13h e 18h, o expediente será reduzido 30 minutos antes.
Para jogos a partir das 19h, os funcionários são liberados uma hora antes, sem retorno no mesmo dia. Cada empresa decidirá se dispensará o retorno dos trabalhadores até o início do próximo expediente.
Serviços públicos
Num esforço para garantir a participação dos servidores nos jogos, o governo do Distrito Federal adaptou os horários dos serviços públicos. A liberação antecipada não afetará serviços essenciais.
A medida, formalizada no Diário Oficial do Distrito Federal, visa equilibrar o entusiasmo pela Copa com a operação funcional do estado. A liberação dos funcionários não apenas reforça o engajamento popular com o evento, mas também gera ajustes nas dinâmicas profissionais e comerciais locais.





