Um levantamento da CB Consultora Opinión Pública, da Argentina, aponta que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo líder mais popular da América do Sul em setembro. Na pesquisa anterior, realizada em agosto, Lula ocupava a primeira posição.
Popularidade em números
Segundo o estudo, Lula registra 47,5% de imagem positiva e 50,2% de imagem negativa. No mês passado, os índices eram 49,2% e 49,5%, respectivamente, o que colocava o petista na liderança do ranking regional.
O primeiro lugar agora pertence ao uruguaio Yamandú Orsi, que aparece com 49% de aprovação. Já o presidente equatoriano Daniel Noboa manteve a terceira posição, com 46,2%.
Milei perde espaço
O presidente da Argentina, Javier Milei, que antes ocupava a quarta colocação, caiu para quinto lugar, somando apenas 42,5% de aprovação. Quem assumiu a quarta posição foi o chileno Gabriel Boric, que alcançou 45,8%.
Com isso, Lula manteve-se entre os líderes de popularidade da região, enquanto Milei perdeu força dentro do próprio continente, ficando atrás até de Boric, que vinha em baixa nos últimos meses.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa ouviu 11.540 pessoas com 18 anos ou mais em dez países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai.A média foi de 1.037 a 1.578 entrevistas por país, realizadas entre 18 e 21 de setembro, pela internet. A margem de erro é de até três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.





