Projetadas para otimizar o fluxo viário e promover a sustentabilidade urbana, as faixas de ônibus sempre foram exclusivas para o transporte coletivo de grande porte. Contudo, essa dinâmica tradicional está prestes a passar por mudanças profundas na capital mineira.
Isso porque, na última sexta-feira (12), foram publicadas no Diário Oficial de Belo Horizonte as Portarias Conjuntas SUMOB/BHTRANS nº 005 e nº 006/2026, que autorizam veículos do transporte escolar credenciados pela prefeitura a circular em algumas faixas exclusivas.
Conforme divulgado pelo portal BHAZ, a administração municipal declarou que a iniciativa atende a uma demanda antiga da categoria. O objetivo principal é otimizar o transporte de alunos em diferentes regiões da cidade, sobretudo nos horários de pico, que coincidem com a entrada e saída das escolas.
A prefeitura também confirmou que a escolha dos corredores autorizados foi baseada em testes operacionais detalhados. Os estudos viários foram conduzidos conjuntamente pela Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e pela BHTRANS.
Vale destacar que a liberação das vias seguirá sendo acompanhada pela Sumob e a BHTRANS, que monitorarão de perto o uso dos corredores exclusivos e os resultados para avaliar os impactos reais da medida na mobilidade urbana.
Faixas liberadas: confira as vias exclusivas favorecidas pelo decreto
É importante ressaltar que a liberação das faixas de ônibus para veículos escolares ocorrerá exclusivamente em dias úteis e em horários considerados de maior demanda do setor (das 5h30 às 7h30, das 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30). A possibilidade é válida para as seguintes vias:
- Autorização definitiva: avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caram;
- Autorização experimental (liberação válida até 31 de dezembro): avenidas Cristiano Machado (trecho entre o Novo Anel e a MG-010), Antônio Carlos e Andradas e ruas dos Caetés e Rio Pomba.





