TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pessoas que raramente ficam doentes praticam hábito de higiene que quase ninguém segue

Por Eduardo Sant’Anna
11/01/2026
Pessoas que raramente ficam doentes praticam hábito de higiene que quase ninguém segue

Pixabay/Reprodução

Autoridades de saúde do mundo todo reforçam uma medida simples, barata e extremamente eficaz para evitar a contaminação e proliferação de doenças, o hábito correto de lavar as mãos.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) acende o alerta, mais de 95% da população mundial não lavam as mãos da forma adequada e com a frequência necessária.

Um hábito simples que salva milhões de vidas

Segundo a OMS, milhares de mortes ocorrem diariamente por infecções que poderiam ser evitadas apenas com a higienização correta das mãos. A entidade estima que cerca de 25% das mortes por doenças infecciosas poderiam ser reduzidas se esse hábito fosse amplamente adotado.

Doenças como diarreia, intoxicação alimentar e pneumonia, dependendo do caso, podem ser fatais. Todos os anos, aproximadamente 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem em decorrência dessas condições evitáveis.

Como os germes se espalham tão facilmente

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, grande parte das contaminações ocorre por contato com fezes humanas ou de animais. Apenas 1 grama de material fecal pode conter mais de 1 trilhão de germes.

Além disso, vírus e bactérias se espalham com facilidade quando uma pessoa tosse ou espirra, contaminando superfícies ao redor. Como muitas pessoas tocam o rosto, olhos, nariz e boca, sem perceber, os microrganismos encontram uma porta de entrada direta para o organismo.

O risco aumenta ainda mais no preparo de alimentos e bebidas com as mãos sujas, criando um cenário ideal para infecções.

A importância da higiene das mãos na prevenção

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a pele é uma barreira essencial contra agentes externos, mas está constantemente exposta a microrganismos presentes no ambiente.

Vírus, bactérias e fungos são facilmente transmitidos pelas mãos, o que torna a higienização uma das principais estratégias no controle de surtos infecciosos, especialmente quando combinada com o uso de álcool em gel.

“O cuidado com a higiene das mãos reduz de forma significativa a incidência de diversas doenças infecciosas”, afirma o infectologista Edimilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ele, enfermidades como gripe, resfriado, conjuntivite e gastroenterite podem ser evitadas com essa prática.

Quando lavar as mãos é indispensável

A OMS recomenda lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente nas seguintes situações:

  • Antes de preparar ou consumir alimentos
  • Ao cuidar de pessoas doentes
  • Após usar o banheiro ou trocar fraldas
  • Depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz
  • Após tocar em animais
  • Ao manusear lixo

O processo deve ser feito com atenção, esfregando todas as partes das mãos por tempo suficiente.

Um detalhe que muita gente ignora

Estudos mostram que a tela do celular pode ter até 30 vezes mais bactérias do que um banheiro público. Mesmo assim, poucas pessoas higienizam o aparelho regularmente ou lavam as mãos após utilizá-lo.

Durante crises sanitárias, autoridades reforçam esse cuidado. Em pronunciamento, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou: “É preciso reforçar os hábitos de higiene e lavar as mãos com água e sabão. Em caso de sintomas como febre, tosse ou dificuldade de respirar, procure uma unidade de saúde e informe o histórico de viagem.”

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Eduardo Sant’Anna

Eduardo Sant’Anna

Jornalista apaixonado por esportes. Experiência em redação, produção de textos e elaboração de pautas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Forte candidato à presidência de 2026 desiste de se candidatar

Governo deve disponibilizar nova linha de crédito para trabalhadores que estão fora da CLT

06/05/2026
Depois do acidente de avião em BH, outra aeronave com 221 passageiros se envolve em incidente assustador neste país

Depois do acidente de avião em BH, outra aeronave com 221 passageiros se envolve em incidente assustador neste país

06/05/2026
Proposta foi colocada na mesa para Neymar jogar no Boca Juniors

Proposta foi colocada na mesa para Neymar jogar no Boca Juniors

06/05/2026
Governo aprova nova lei e jornada de trabalho será reduzida para 40 horas semanais até 2030 neste país

Governo aprova nova lei e jornada de trabalho será reduzida para 40 horas semanais até 2030 neste país

06/05/2026
NASA pede que o mundo se prepare para o que vai acontecer no céu em 31/05

NASA pede que o mundo se prepare para o que vai acontecer no céu em 31/05

06/05/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1