Impedido por lei, Arthur Lira deixa de assumir a Presidência da República

Publicado em 17/09/2022, às 06h57

Redação

Uma situação inusitada que, em condições normais, dificilmente aconteceria: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), viaja para Nova York neste sábado para não assumir a Presidência da República.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro estará em Londres, para o funeral da Rainha Elizabeth II, e o vice presidente Hamilton Mourão estará em Lima, no Peru, até terça-feira.

Lira é o segundo na linha sucessória do presidente Jair Bolsonaro e, sendo candidato à reeleição, se assumir a presidência da República fica impedido de disputar as eleições em outubro.

Segundo a legislação, o presidente da Câmara e o vice-presidente ficam inelegíveis caso assumam o exercício da presidência da República nos seis meses que antecedem o primeiro turno da eleição.

Aproveitando que terá mesmo de se ausentar do Brasil, Arthur Lira vai acompanhar Jair Bolsonaro durante a Assembleia-Geral da ONU na próxima terça-feira.

Ainda de acordo com a linha sucessória estabelecida pela Constituição Federal, com Bolsonaro, Mourão e Lira fora do país, até terça-feira quem assume a Presidência é o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confederação Nacional da Indústria seleciona projeto de Alagoas Educação em Alagoas: entre a fantasia e a realidade JHC segue perdendo apoios para Renan Filho Prefeitura não tem urgência para fornecer água a lote irregular