PGR dá parecer favorável à manutenção das matrículas de 158 alunos da Uncisal

Publicado em 02/09/2026, às 12h24
Processo diz respeito aos 158 estudantes da Uncisal que ingressaram na instituição com bonificação do critério regional - Foto: Agência Alagoas

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

Duas recentes movimentações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) alimentam a esperança de 158 estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), beneficiados pelo critério regional que concedeu bônus de 10% na nota do Enem para candidatos alagoanos.

LEIA TAMBÉM

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, já apresentou parecer favorável à modulação dos efeitos da decisão que questiona a constitucionalidade da bonificação. Na prática, a medida permitiria a permanência dos estudantes que já ingressaram na universidade, fazendo com que uma eventual declaração de inconstitucionalidade da regra produza efeitos apenas para processos seletivos futuros.

"Já houve um parecer do procurador-geral da República no sentido da modulação dos efeitos, que significa a permanência dos alunos na instituição, de forma que a inconstitucionalidade do bônus só passe a valer daqui para frente", explicou o defensor público Othoniel Pinheiro. 

Agora, a Defensoria Pública aguarda o posicionamento do ministro Edson Fachin, do STF, sobre o pedido de suspensão relacionado ao caso.

“Em razão da boa-fé, eles devem permanecer. Esse é o pedido da Defensoria Pública. Nós acreditamos muito que toda essa história termine bem para as 158 famílias que estão apreensivas com essa situação”, disse o defensor.

A Defensoria Pública de Alagoas (DPE-AL) solicitou à Justiça participação no processo que discute a política de bonificação regional da Uncisal. A ação questiona a concessão de um bônus de 10% na nota do Enem para candidatos alagoanos ou estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas do estado.

A Defensoria argumenta que uma eventual mudança de entendimento sobre a validade da regra não deve atingir estudantes que já foram aprovados, matriculados e iniciaram sua trajetória acadêmica na instituição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

STF derruba decisão do TJAL e garante 20% das vagas para PcD no concurso da PM de Alagoas Governo Federal reconhece situação de emergência em cidade de Alagoas Atendimento do Programa Alagoas Feita à Mão está temporariamente suspenso Morador denuncia vizinha após ser ameaçado com represálias contra filhos e netos em AL