Sem trégua na pandemia, próximo decreto pode manter Alagoas na fase vermelha

Publicado em 09/06/2021, às 13h45
Foto: Arquivo/Agência Alagoas -

Gilson Monteiro

A previsão é de que nesta quinta-feira, 10, o governador Renan Filho (MDB) atualize o decreto estadual que disciplina as medidas de combate à pandemia em Alagoas. Ainda não se fala em prorrogação, como aconteceu no mês passado, mas o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, já sinalizou que não há brecha para flexibilização. Como adiantou o jornalista Ricardo Mota em seu blog no TNH1, as regras atuais devem continuar durante todo o mês de junho, no mínimo. Com isso, dificilmente haverá algum tipo de retomada no comércio. 

LEIA TAMBÉM

Por que não deverá haver flexibilização

Surpresa seria se o alagoano tivesse expectativa de afrouxamento das regras neste momento, quando o cenário aponta para a manutenção da pandemia. Por mais que se compreenda que de um lado o setor produtivo e toda a cadeia de trabalhadores penam com as limitações de funcionamento - a crise é tão real quanto a pandemia - de outro os números da Covid-19 em Alagoas não dão trégua. Basta acompanhar as manchetes do noticiário: 

Mortes e novos casos de Covid-19 estão no patamar mais alto, informou também o Blog do Ricardo Mota na última segunda-feira, 7, trazendo os números do final de semana, encerrado com péssimas notícias. "O número de mortes voltou ao patamar de 20 por dia e o número de casos ultrapassou, mais uma vez, 1000/diárias (1.117, oficialmente).", alerta Mota. (leia matéria na íntegra). 

Às vésperas de um novo decreto, Alagoas segue em alta de mortes e ocupação de UTIs, informa reportagem de hoje do TNH1. "De acordo com a última atualização da Sesau, na tarde de ontem (08), o estado está com ocupação total de 91% de leitos de UTI, mesma média verificada na semana passada", diz a reportagem de Eberth Lins. "Dos 390 leitos disponibilizados, já incluindo os criados recentemente, 354 estão ocupados. Em Maceió, de 220 leitos, 199 estão ocupado", destaca o texto. (leia matéria na íntegra). 

Pandemia em descontrole. A constatação é da Universidade Federal de Alagoas, por meio do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, que tem se destacado na importante tarefa de sistematizar os números da pandemia no estado. Em seu último relatório, o observatório apontou que entre os dias 30 de maio e 06 deste mês, houve aumento de 5% dos casos confirmados da doença. As mortes se mantêm em um nível alto já há quatro semanas. (leia matéria completa). 

O que está em vigor?

Com a previsão de que as coisas devam "continuar como estão" por enquanto, é importante não relaxar, usar máscara e conhecer o funcionamento do comércio e afins para evitar aglomeração. Relembre as principais regras do último decreto:

► Centro das cidades: abrem das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, fechando de sábado até segunda-feira e feriados.  

► Lojas de rua e galerias: abrem das 10h às 18h de terça a sexta-feira. 

► Shoppings: abrem das 11h às 20h e fecham sábado, domingo e às terças-feiras, além dos feriados.

► Bares e restaurantes: abrem das 5h da manhã às 20h, de segunda a sexta. Já aos sábados, domingos e feriados, funcionam apenas entrega e sistema pague e leve.

 Praias, marinas, rios e lagoas, calçadões: vedado acesso sábados, domingos e feriados. No calçadão, é vedado qualquer tipo de atividade, social ou comercial, e atividades físicas.

Teatros, museus, parques e cinemas permanecem fechados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas