Saúde

10 fake news sobre o coronavírus desmentidas pelo Ministério da Saúde

TNH1 | 03/02/20 - 14h53

Quanto mais grave e de maior alcance o problema, maior é o surgimento de fake news. A propagação do coronavírus, que já causou 361 mortes até o momento, espalhou também uma infinidade de notícias falsas.  

Da vitamina C com zinco ao chá de erva doce para prevenção; de mercadorias contaminadas vindas da China até ao Carnaval que seria uma porta de entrada do vírus, as fake news se espalharam desinformando e provocando pânico desnecessário. 

E para combater fake news, nada melhor do que informações oficiais. O TNH1 separou 10 fake news desmentidades pelo Ministério da Saúde, que criou uma página especial exclusivamente para desmenstir este e outros boatos que circulam nas redes socais e aplicativos de mensagem. 

Sobre o coronavírus, todas as informações podem ser encontradas na página do MS sobre o coronavírus

Diferentemente do que pregam as falsas notícias, até o momento, as recomendações de prevenção feitas pelo Ministério da Saúde são as seguintes:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
  • Realizar lavagem frequente das mãos
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Manter os ambientes bem ventilados
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Para saber mais sobre a doença, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus 


Confira informações que estão circulando na internet, mas oficialmente desmentidas pelo Ministério da Saúde. 


Chá imunológico contra o novo coronavírus - É FAKE NEWS! - 

Até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.


Vitamina C + zinco e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.


Mercadorias da China pela internet e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

 Esta informação não é verdadeira! Não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus.


 Carnaval será porta de entrada para o novo coronavírus - É FAKE NEWS! 

No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.

O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.

Além disso, não há orientação da Organização Mundial de Saúde para bloquear portos, aeroportos e fronteiras.


Médico falando sobre prevenção do novo coronavírus - É FAKE NEWS 

NÃO REPASSE mensagens como este vídeo em que homem que se diz médico fala sobre prevenção contra o novo coronavírus. Esta e várias outras Fake News surgiram nos últimos dias.

Não há qualquer comprovação da veracidade do que ele diz sobre a China. Além disso, não há evidências científicas que mostrem que vitamina C, vitamina D, inhame, própolis ou banhos "quente/frio", chá de erva doce sejam prevenções eficazes contra o novo coronavírus. 


Chá de erva doce teria mesma substância do Tamiflu -  É FAKE NEWS! 

 Não compartilhe essa mensagem, ela é falsa! Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa! Além disso, o Hospital das Clínicas de São Paulo, citado no texto da mensagem, esclareceu que não realizou alertas à população. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem sintomas de gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde.


Vídeo - vitamina D e a prevenção do novo coronavírus - É FAKE NEWS!

As informações deste vídeo são falsas. Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. 


Vitamina D e o novo coronavírus - É FAKE NEWS!

As informações deste vídeo são falsas. Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus


 Notificação emergencial do Ministério da Saúde sobre novo coronavírus - É FAKE NEWS! 

Esta informação é falsa! O Ministério da Saúde não fez nenhuma notificação de emergência ao público com estas informações.

Manter uma boa hidratação é recomendada para síndromes respiratórias, porém não da forma como está sendo recomendada na notícia.


Parar o Carnaval por conta do novo coronavírus - É FAKE NEWS! - 

No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.

O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.