Mercado de Trabalho

130 motoristas já se inscreveram em aplicativo de transporte só para mulheres em Maceió

Redação do TNH1 | 04/09/19 - 12h08
TNH1

O cadastramento das primeiras motoristas interessadas em trabalhar com um aplicativo de transporte exclusivo para mulheres, e desenvolvido em Alagoas, começou nesta quarta-feira (4), no Sine Maceió, que fica no Shopping Popular, no Centro. Segundo os desenvolvedores da plataforma, 130 mulheres já se inscreveram para prestar o serviço com a ferramenta.

O número foi divulgado por um dos desenvolvedores do aplicativo, Leonardo Bittencourt. Ele explicou que o objetivo do APP é garantir viagens mais seguras a passageiras dessa modalidade de transporte e que a ideia por trás da ferramenta surgiu após um susto tomado pela sua sócia.

“A filha dela pegou uma viagem para voltar para casa e ficou sem bateria. A viagem que deveria durar apenas 20 minutos durou mais de uma hora. Nesse intervalo, ela se assustou, ligou para algumas pessoas, inclusive para mim, e quando a menina apareceu, nós tivemos essa ideia”, conta.

Entre as nossas novidades, há um botão de pânico, que envia uma mensagem pré-escrita pelo próprio usuário, com a localização, para três números da lista de contatos. “Decidimos que a pessoa mesmo escrevesse a mensagem para que as pessoas escolhidas para receber a mensagem pudessem reconhecer o texto. Além disso, o recurso envia a localização”, explicou.

Bittencourt destacou ainda que esse recurso de segurança é para situações de risco. “Quando você se encontra numa situação que desconfia que algo possa acontecer, aciona esse botão, mas é preciso deixar claro que em situações de emergência, a recomendação é procurar a polícia”, concluiu.

Como Funciona

A Maju é um aplicativo para motoristas e passageiras mulheres. Segundo o organizador, casais formados por homem e mulher, são vetados de utilizar o aplicativo.

“As motoristas tem falado, ‘a gente vai perder muitas viagens’, mas não pode, porque isso é uma falha na segurança da própria motorista. Se isso ocorrer, os passageiros podem solicitar por outros aplicativos. Nós inclusive incentivamos as motoristas a usar outros aplicativos também, mas acreditamos que a questão da segurança vai falar mais alto com o tempo”, esclareceu.

Usar o aplicativo é bastante simples. Ele é muito semelhante aos app já disponíveis para o consumidor. Veja a demonstração no vídeo abaixo:

A plataforma Maju começa a operar no dia 22 deste mês. As orientações sobre o transporte, rentabilidade e os benefícios serão apresentadas nesta quinta-feira (5), de 10h às 12h, no Sine Maceió, que funciona no segundo piso do Shopping Popular, no Centro, em frente à Praça Deodoro.