Mercado de Trabalho

14 concursos têm provas suspensas em março por conta da pandemia

Folha Dirigida | 09/03/21 - 09h32
Foto: Reprodução

Mais uma onda de Covid-19 veio à tona e diversos concursos públicos acabaram adiados mais uma vez. Com a pandemia agravada nas últimas semanas, seleções para cargos estritamente necessários na área da Segurança e da Saúde são os que mais mantiveram o cronograma, até o momento . 

E com tantos concursos sendo suspensos, fica difícil acompanhar a agenda. Confira quais provas estavam agendadas para o mês de março, mas foram suspensas. 

7 de março

Core TO - As provas objetivas do concurso Core TO eram para o último domingo, 7. No entanto, as avaliações foram adiadas por tempo indeterminado por conta das medidas restritivas adotadas no Estado do Tocantins e a ausência de requisitos indispensáveis de segurança, em decorrência da pandemia. 

Cabo Frio-RJ (professores) - No dia 12 de fevereiro, a prefeitura do município suspendeu as provas objetivas do concurso Cabo Frio RJ, que seriam aplicadas em março e abril. Os exames seriam referentes ao edital 1, para professores.
 

14 de março

Cress SE - As provas do concurso Cress SE estavam agendadas para serem aplicados no próximo dia 14 de março. No entanto, foram adiadas devido às medidas restritivas adotadas no Estado de Sergipe e a ausência de requisitos indispensáveis de segurança, em decorrência da pandemia.

CRT4 - O concurso CRT4, promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina, adiou os exames também levando em consideração as medidas restritivas adotadas nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.  

As provas seriam aplicadas no dia 14 de março. Agora vão ocorrer assim que as condições permitirem.

Crefono 4 - As provas para o concurso Crefono 4ª Região, que abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, também aconteceriam no dia 14 de março. Mas sem a liberação dos órgãos governamentais e de saúde para a realização de atividades que envolvam aglomerações sociais, as provas foram adiadas por tempo indeterminado. 

TCDF - auditor conselheiro - O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu no último dia 2 de março as provas do concurso TC DF, para o cargo de auditor conselheiro substituto. 

A decisão levou em conta o Decreto nº 41.849, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. 

Pedra Mole SE - Em fevereiro, a Prefeitura de Pedra Mole, no Estado do Sergipe, suspendeu as provas objetivas do concurso Pedra Mole SE. De acordo com o documento disponível no site da banca Amiga Pública, a interrupção foi nos termos da Lei Complementar Federal nº 173/2020, de 27 de maio de 2020, ainda vigente no estado. 

PM-TO - As avaliações do concurso PM TO seriam aplicadas no dia 14 de março. Mas os exames foram adiados para o mês de abril. Em uma coletiva realizada no último dia 4, representantes do governo e da corporação informaram sobre a suspensão e já revelaram a nova data, reagendada para abril.

Câmara Municipal de Teresina PI - A Câmara Municipal de Teresina, no estado do Piauí, suspendeu a aplicação das provas objetivas do concurso Câmara de Teresina PI. O comunicado foi divulgado no último dia 2 de março, no site da banca, o Instituto AOCP. 

GHC-RS - Diversas provas dos concursos para Grupo Hospitalar Conceição RS de 2020 e 2021 foram suspensas. Apenas os cargos abaixo terão os exames aplicados no dia 14 de março:

  • Edital 01/2020 - Técnico de enfermagem (intensivista neonatal) 
  • Edital 02/2020 - Enfermeiro (intensivista adulto)
  • Edital 01/2021 - Médico (medicina intensiva)

21 de março

São José do Vale do Rio Preto RJ - Em janeiro, o concurso São José do Vale do Rio Preto RJ passou por mais uma retificação, divulgando um novo cronograma e incluindo 33 cargos. E de acordo com o novo calendário, as provas objetivas e a entrega de títulos foram reagendadas para o dia 25 de abril.

Prefeitura de Paraíba do Sul RJ - Em janeiro, a Prefeitura de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, anunciou a suspensão temporária do concurso Paraíba do Sul RJ, antes mesmo do período de inscrições terminar. Quando o concurso for retomado, um novo prazo será estabelecido. 
 

28 de março

Prefeitura de Óbidos PA - Os exames do concurso Óbidos PA foram suspensos temporariamente. Antes, as provas estavam previstas para 27 e 28 de março.

O primeiro dia seria para os cargos de nível superior; o segundo, para os de níveis médio e fundamental. Agora, os candidatos devem aguardar o posicionamento da prefeitura para divulgação de um novo cronograma. 

Prefeitura de Carapicuíba SP- O concurso Carapicuíba para o cargo de médico teria provas no dia 28 de março.

No entanto, foi publicado no site da banca organizadora, a  RBO Concursos , um comunicado sobre o cancelamento seleção.