Educação

5 fases inesquecíveis da vida universitária

06/10/16 - 07h00

Depois de anos estudando, cobrança dos pais, provas e simulados, finalmente chegou a hora de prestar o vestibular. Esse é o primeiro passo para uma jornada completamente nova e empolgante, naqueles que têm tudo para serem os melhores anos da sua vida. 

Mas, antes que você comece a pensar que vida de universitário é só festa e glamour, aí vai um guia prático para aproveitar tudo o que a faculdade tem a oferecer. Confira: 

1. Todo mundo já foi calouro

Bem-vindo ao fantástico mundo universitário! Agora você faz parte, oficialmente, da vida adulta. Mas não se engane – seja pelo jeito de dançar nas festas, por ainda pedir permissão para sair da sala ou pelas roupas de quem está acostumado a usar uniforme, tudo em você grita CALOURO. Então, relaxe com isso e aproveite. Lembre-se: até o mais dinossauro dos veteranos já foi calouro um dia. ;) 

#FICADICA: Aproveite cada momento! Participe de todas as atividades, reveja seus conceitos e preconceitos, permita-se conhecer e entender as realidades diferentes das suas. Experimente! Afinal, você só vai sentir o gosto de ser calouro uma vez na vida. 

2. “Você faz o curso”

Você ainda vai ouvir muito essa frase – e é verdade. Se você está acostumado com os professores pegando no pé para fazer lição de casa, estudar para a prova e todas essas cobranças típicas da escola, seus dias de moleza acabaram. Na faculdade, o maior responsável pelo seu aprendizado é você mesmo/a. Então corra atrás! 

#FICADICA: Não deixe tudo para a última hora. Crie uma rotina de estudos e coloque a meta de ler pelo menos 30 minutos por dia. A Graduação oferece professores qualificados e uma bibliografia muito rica para quem souber aproveitá-los. 

3. Isso mesmo, a biblioteca!

Ok, nós estamos na era digital, a era dos e-books e e-readers, mas vamos combinar: não há como não se render àquele cheirinho de papel sempre pronto para ser folheado. Se você adora livros, vai se sentir como Harry Potter na biblioteca de Hogwarts, com opções a perder de vista.  

#FICADICA: Que tal pedir dicas de leitura aos seus professores? É uma ótima maneira de se aprofundar nos assuntos que mais te interessam. 

4. Procura-se estágio

Aí vai a dura realidade: a faculdade te dá a base teórica, mas há coisas que só se aprendem na prática. Por isso é tão importante a experiência no mercado de trabalho. Quando chegar a hora de encarar o primeiro estágio, dê o seu melhor e esteja sempre disposto a aprender. Você vai descobrir que o trabalho do estagiário vai muito além de tirar xerox! 

#FICADICA: Procure a central de estágios da sua faculdade para ficar ligado nas oportunidades. Aproveite cada experiência para aprender sobre a sua profissão e as possíveis áreas de atuação. Inspire-se nos profissionais que admira, mas esteja sempre disposto a trazer coisas novas para a sociedade. 

5. Festa de Formatura

Finalmente, chegou a hora de se despedir da faculdade e começar pra valer a sua vida profissional. Você ralou muito durante quatro anos (ou mais) para chegar até aqui, então nada mais justo do que comemorar essa conquista.

#FICADICA: Comece a organizar a festa com pelo menos um ano de antecedência. Monte uma comissão e pesquise bem os fornecedores para conseguir o melhor custo-benefício. E o mais importante: não se apegue aos padrões, faça um roteiro que seja a cara da turma e que marque esse momento tão especial na trajetória de vocês.  

Agora que você já sabe o que te espera na vida universitária, é hora de dar o primeiro passo rumo à sua Graduação. Conheça mais sobre as profissões que te interessam e inscreva-se no vestibular. Tudo começa na Feivest

 

SERVIÇO

Feivest 2016 - Feira do Vestibular da Unit

Data: 08 de outubro, das 8h às 17h

Local: Centro Universitário Tiradentes - Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas

http://al.unit.br/feivest/