Saúde

5 truques para acelerar o metabolismo e perder peso

07/04/19 - 08h19

Muita gente está em constante briga com a balança. Mas você sabia que acelerar o metabolismo pode dar um ponto final nessa briga? Confira 5 dicas de como acelerar o metabolismo e dar aquela força na perda de calorias.

1 – Beba água gelada

Não só a água pura contém zero caloria como, quando você a bebe gelada, queima calorias para aquecê-la e absorvê-la. Cientistas alemães determinaram a taxa metabólica (a rapidez com a qual você queima calorias) de um grupo de pessoas antes e depois de beberem um copo grande de água gelada. Quarenta minutos depois que os voluntários beberam a água, os cientistas constataram que as taxas metabólicas deles haviam subido 30%. Tal aumento queimaria cerca de 35 mil calorias por ano (ou aproximadamente 4,5 kg de gordura).

2 – Mate a sede

Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, quando você está com muita sede, o seu metabolismo fica mais lento. Mesmo estando levemente desidratado, seu corpo poderá queimar cerca de 45 calorias a menos por dia, o que pode chegar perto de 2,25 kg de peso corporal extra em um ano.

3 – Aqueça o seu metabolismo

Cientistas já identificaram um alimento simples e barato que pode ajudá-lo a perder peso. As pimentas-malagueta não só podem dar vida a uma refeição como alguns estudos mostram que comidas muito picantes têm a propriedade de acelerar, temporariamente, o metabolismo. Assim, apimente aquela omelete na hora do almoço.

Estudos realizados nos Países Baixos mostraram que, quando um grupo de homens e mulheres tomava suco de tomate temperado com uma pitada de molho de pimenta cerca de 30 minutos antes da refeição, consumiam 16% menos calorias do que quando lhes era dado o mesmo suco sem tempero. Pesquisas subsequentes parecem indicar que a pimenta-malagueta estimula nervos na boca e no estômago fazendo com que nos sintamos saciados mais rapidamente.

4 – Suba e desça escadas

Apenas quatro minutos subindo escadas por dia podem levar a uma perda de 1,8 kg em um ano. Uma pessoa que pesa em torno de 73 kg queimará aproximadamente 50 calorias subindo e descendo escadas durante quatro minutos. Fazendo isso cinco vezes por semana, durante um ano, ela queimará cerca de 12.700 calorias; esta quantia equivale a mais ou menos 1,8 kg em gordura.

5 – Mexa-se

Você já deve ter ouvido falar como a maioria das pessoas sofre com o efeito sanfona. Bem, você não precisa se tornar uma estatística. Basta passar apenas 30 minutos, quatro vezes por semana, praticando exercícios de baixa intensidade durante a dieta e depois dela. Isso porque exercícios de baixa intensidade podem deter a queda brusca e súbita da queima calórica que muitas vezes ocorre quando uma dieta chega ao fim.