Educação

80% dos professores dizem que tecnologia torna o aprendizado mais divertido

13/02/17 - 15h33

Cada vez mais presentes na vida das pessoas, as ferramentas digitais oferecem novas formas de ensino e aprendizagem, sendo reconhecidas como um método divertido de ensino pela maioria dos professores nas salas de aula. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de aprendizagem Quizlet com mais de 20 mil educadores e educandos, 80% dos professores acreditam que o uso de dispositivos eletrônicos torna os estudos mais divertidos para seus alunos.

Por parte dos estudantes, os dispositivos e aplicativos são considerados antes como uma ótima ferramenta de aprendizagem do que algo divertido: 66% dos alunos acreditam que tablets e computadores contribuíram para melhorar seu conhecimento, enquanto 51% disseram que dispositivos tornam estudar mais divertido. 

O estudo incluiu respostas de estudantes desde o Ensino Fundamental à Graduação, e também professores de diferentes faixas etárias. Os professores mais jovens se revelaram mais positivos: quase metade (47%) disse que a tecnologia "ajuda a dar aula" em contraste com 36% dos professores com mais de 53 anos.

A pesquisa demonstra também que o que é mais valorizado para o aprendizado, tanto pelos alunos (68%) quanto pelos professores (86%), antes de qualquer outra coisa, é a interação entre professores e alunos na sala de aula.

O Quizlet é uma plataforma de aprendizagem online e off-line gratuita com mais de 20 milhões de usuários por mês no mundo. A ferramenta permite tanto aos professores quanto aos estudantes criarem e compartilharem seus próprios flashcards, jogos, testes de diferentes assuntos, desde vocabulários de idiomas até nomes das capitais do mundo.

Disponível para IOS e Android, a plataforma acaba de lançar sua versão brasileira e já no período de pré-lançamento no país ganhou mais de 100.000 inscrições. A empresa prevê que terá mais de um milhão de usuários ativos mensais até novembro no Brasil. O CEO do Quizlet, Matthew Glotzbach, destaca: "Acreditamos que o aprendizado só acontece se as pessoas quiserem dedicar um tempo para este. E o conteúdo deve ser sempre divertido e disponível gratuitamente".