Trânsito

82 mil já podem obter a CNH Digital; saiba se você está apto

24/11/17 - 13h00
Serpro

Com a entrada em vigor da Carteira Nacional de Habilitação Digital, CNH Digital ou simplesmente CNH-e, o TNH1 procurou saber o que é necessário para ter o documento no aparelho de celular.

Veja o passo a passo para obter a CNH digital

Atualmente, em Alagoas, existem cerca de 550 mil condutores habilitados de veículos, mas apenas 82 mil já estão aptos a conseguir a CNH-e. Isso porque o novo serviço só está disponível para os motoristas que tiveram o documento expedido a partir de maio de 2017.

Veja a explicação da coordenadora de condutores Lisiane Rocha:

O novo documento, já adaptado à nova tecnologia, traz no verso uma imagem de um QR Code, uma espécie de código de barras, que será lido em fiscalizações da polícia ou de agentes de trânsito.

O código vai direcionar ao banco de dados dos Detrans, onde está o histórico do motorista, com informações como número de infrações cometidas, pontos aplicados à carteira, ou outras informações.

Até o final de 2017, o serviço está sendo oferecido sem custo, mas a partir de 2018 passará a ser cobrado um valor, que segundo a direção do Detran de Alagoas será simbólico.

Para os condutores que ainda não têm o documento, será necessário pedir uma segunda via da CNH, ou antecipar a renovação do documento, o que gera uma cobrança de taxa.

Vale ressaltar que aqueles que não quiserem o novo documento em seu formato digital, basta seguir aguardando as datas de vigência atuais da CNH.

O processo de implantação do documento eletrônico em todos os estados do Brasil deverá ser concluído até 1º de fevereiro do próximo ano, de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em caso de dúvidas ou mais informações, os usuários deverão acessar o site http://www.detran.al.gov.br/ ou https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/faq/cnhdigital.

Para o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, o novo serviço deve proporcionar maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários que necessitam transitar com o documento de porte obrigatório.

Assista à entrevista: