Tecnologia

Ação de marketing faz time da 4ª divisão inglesa bombar no Fifa 20

UOL | 23/09/20 - 19h56
Reprodução/Fifa 20

Uma ação de marketing lançada pelo Burger King no ano passado alçou o modesto Stevenage FC, da quarta divisão da Inglaterra, em um fenômeno no game Fifa 20. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o clube comemora ter se tornado o mais usado na Modo Carreira do game.

A visibilidade conquistada pode ser medida pelas imagens que circulam nas redes sociais com craques vestindo a camisa do clube, que é patrocinado pelo Burger King há quase dois anos. No vídeo compartilhado hoje, é possível ver, por exemplo, um sonhado trio Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar atuando juntos, dando projeção ao Stevenage FC e à rede de hamburgueria.

A ação de marketing, iniciada com força no final de 2019, consiste basicamente em lançar desafios aos gamers envolvendo a escolha do time. As recompensas variavam de acordo com as tarefas cumpridas e devidamente registradas nas redes sociais.

Em outubro de 2019, uma ação global lançou nove desafios. Um deles, por exemplo, recompensaria quem marcasse um gol com o time com uma batata frita grande em um pedido feito por um aplicativo de delivery.

No vídeo, o Stevenage diz que foram mais de 25 mil gols publicados neste período, o que tornou o clube o mais usado no modo carreira. O clube também anuncia que vendeu o maior número de uniformes de sua história.

Ao escolher patrocinar o modesto Stevenage, a Burger King alegou que seria uma forma de conseguir visibilidade por meio do game, uma vez que todos os clubes tinham seus patrocínios estampados. Mas o sucesso dependia do engajamento com os desafios, o que de fato aconteceu.

Em campo, porém, o Stevenage FC ainda tenta colher os frutos do sucesso virtual. O time terminou a quarta divisão inglesa na penúltima colocação na última temporada. Na atual, está na quinta colocação, com uma vitória e um empate.