Maceió

Ações itinerantes levam serviços socioassistenciais à população

26/07/18 - 08h32
Secom Maceió

Com uma grande população em situação de vulnerabilidade em Maceió, a Prefeitura tem recorrido a formas de aproximá-la dos serviços socioassistenciais do Município. Ações itinerantes pontuais têm sido promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para levar às comunidades projetos e serviços voltados à população de baixa renda.

Rui Palmeira, prefeito de Maceió, destacou a iniciativa como mais uma forma de atingir o maior número de pessoas na cidade. “Nem todo mundo tem condições de deixar os filhos pequenos em casa ou pagar duas, às vezes mais passagens de ônibus para resolver assuntos que, em alguns caos, necessitam de mais de uma ida à Semas. As ações itinerantes aproximam o maior número de pessoas de serviços como o Bolsa Família”, disse o gestor.

Com as ações itinerantes, a população tem acesso a atendimentos e encaminhamentos para programas sociais - a exemplo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Carteira do Idoso -, como também é orientada sobre todos os serviços disponíveis no Município.

“Um dos exemplos mais fortes do sucesso desse tipo de ação são as pessoas atendidas no Clima Bom. Mensalmente, a equipe itinerante do Cadastro Único realiza atendimento no bairro. A área ainda não possui unidade descentralizada do CadÚnico e as ações itinerantes suprem a demanda local”, afirmou Palmeira. A Prefeitura tem 12 unidades de atendimento do CadÚnico.

Rui Palmeira também destacou o programa Direitos Humanos na Comunidade como um dos mais aceitos pela população. “Quem não quer saber quais são seus direitos e como obtê-los? Nosso objetivo é diminuir as desigualdades, então, uma vez por semana as equipes da Semas seguem para um bairro e levam essas informações”, afirmou Rui Palmeira.