Maceió

Acusado de tentar matar desafeto na Serraria é condenado a 8 anos de prisão

Ascom TJ | 27/01/22 - 13h55
Ilustração

O Tribunal do Júri da 7ª Vara Criminal de Maceió condenou, nesta quarta (26), o réu Jeanderson Jorge Silva Santos a 8 anos de prisão pela tentativa de homicídio cometida contra Diego Rogens de Oliveira Souza e Mário Fernando Cabral de Mafra Pires, em setembro de 2011. O julgamento foi conduzido pelo juiz Filipe Munguba, no Fórum da Capital.

Ao fixar a pena, o juiz apontou que o réu é reincidente, ou seja, possui maus antecedentes, responde a outras ações penais e também esteve preso devido a esses processos. O acusado deverá cumprir a pena em regime inicial fechado. Ele está preso desde junho de 2019 e não poderá apelar em liberdade.

 “Não houve mudança nas circunstâncias de fato desde a prolação das decisões que decretou e mantiveram a prisão preventiva do réu, razão pela qual se adota como razões de decidir os fundamentos lançados nas referidas ocasiões [...], mormente a necessidade de garantia da ordem pública, em virtude da gravidade concreta da conduta, revelada pelo modus operandi”, diz a decisão.

 O caso - O crime ocorreu em setembro de 2011, no bairro da Serraria. Segundo a acusação, Diego estava na porta do condomínio onde morava na companhia de Mário e outros dois colegas, quando o acusado e outro indivíduo não identificado apareceram num automóvel desferindo disparos de arma de fogo em sua direção.

Diego foi lesionado nas regiões da barriga, nádegas e braço, conseguindo fugir e obter atendimento médico. Por erro na execução, um dos disparos veio a atingir a vítima Mário na região das nádegas, que também conseguiu fugir e obter atendimento hospitalar. A motivação do crime teria sido as diversas brigas entre Jeanderson e Diego e, como as testemunhas e a própria vítima relataram no inquérito policial, também teria sido motivado pela rivalidade entre as torcidas organizadas denominadas Mancha Azul e Comando Vermelho.