Maceió

Agosto Dourado: unidades de saúde intensificam incentivo à amamentação

Ascom SMS | 04/08/21 - 14h15 - Atualizado em 04/08/21 - 14h17
Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na sexta-feira (6), um calendário de ações educativas para incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde. A iniciativa tem o objetivo de reforçar informações sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dos bebês, mostrando que o ato deve ser protegido e apoiado por todos.

Palestras educativas, ensino de técnicas de relaxamento, pintura na barriga e música são algumas das atividades a serem oferecidas na manhã de sexta-feira para as gestantes atendidas na Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos Neto, situada no São Jorge.

Segundo a coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira, dedicar um mês ao estímulo da amamentação é muito importante e traz excelentes resultados à saúde pública.

“Nossas unidades têm atuado diariamente junto à população para estimular o aleitamento materno e no mês de agosto, esses trabalhos se intensificam, com o planejamento de mais oportunidades para falar sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade para o bebê, pontua Marglene.

Agosto Dourado nas unidades de saúde

10/08, às 9h – Unidade de Saúde da Família Reginaldo, Poço;
12/08, às 14h – Unidade de Saúde da Família Edvaldo Silva, Fernão Velho;
13/08, às 9h – Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA Ufal);
18/08, às 14h – Unidade de Saúde Djalma Loureiro, Clima Bom;
20/08, às 14h – CAIC Virgem dos Pobres, Dique Estrada;
26/08, às 9h – Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, Benedito Bentes.

Sensibilização

Compondo também as ações do Agosto Dourado, uma equipe técnica da Atenção Integral à Saúde da Criança levará o tema às ruas de Maceió nesta quinta-feira (5), com a “blitz da amamentação”. Quem passar pela Avenida Comendador Leão, no Poço, a partir das 15h, irá se deparar com faixas e cartazes de conscientização sobre o aleitamento materno. A distribuição de material educativo também fará parte da ação.

O trabalho de sensibilização em semáforos será retomado pelos profissionais no dia 13 de agosto, também às 15h, na Rua Dias Cabral, no Centro da cidade.

Em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário, a SMS também promoverá, ainda esse mês, um curso sobre segurança alimentar no manuseio do leite humano. A campanha Agosto Dourado contará, ainda, com um webinário sobre o tema direcionado à população maceioense, que será transmitido pelo Google Meet no dia 25.