Maceió

Água, luz e outros: saiba como os serviços vão funcionar durante o Carnaval

TNH1 | 25/02/22 - 11h27

Como o feriado de Carnaval foi classificado como ponto facultativo em Alagoas, a população ainda tem dúvidas sobre o que vai abrir e o que vai fechar em Maceió e região metropolitana. Além do funcionamento em horário especial dos centros comerciais, como já foi divulgado anteriormente pelo TNH1, outros serviços prestados à população também vão ter o atendimento diferenciado durante este período.

Veja abaixo:

Água - De acordo com a empresa responsável pela manutenção de água na capital, a BRK Ambiental, no período de Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, as lojas nas 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió funcionarão em horário reduzido.

Os atendimentos presenciais, realizados exclusivamente por meio de agendamento prévio, acontecerão das 8h às 14h na segunda e terça-feira. Já na quarta-feira, dia 02, as lojas voltam a funcionar no horário normal, das 8h às 17h, sem fechar no horário de almoço.

Luz - A Equatorial Alagoas, por sua vez, estruturou um Plano Operacional Especial para este Carnaval, que terá início nesta sexta-feira (25) e mobiliza um efetivo de mais de 900 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas.

Todos estarão em regime de plantão especial, para restabelecer o sistema elétrico com segurança, caso haja registro de ocorrências. O plano finaliza às 12h da quarta-feira de cinzas (02).

Iluminação pública - As equipes da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) vão trabalhar normalmente nos dias de Carnaval, mantendo serviços de manutenção também nos dias de folia, focando sobretudo, nas solicitações do Disque Luz.

A população pode entrar em contato com serviço através do número 0800 779 2000, ou por ligação gratuita pelo WhatsApp (11) 99694-2431.

Transporte coletivo - A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) elaborou um plano especial para o transporte coletivo durante os quatro dias de carnaval. A programação do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) tem início no sábado (26) e segue até a quarta-feira de Cinzas (2). Segundo o planejamento, no sábado será mantida a disposição de veículos praticada aos sábados convencionais. O domingo também terá seu plano mantido como o já definido para outros momentos. Para segunda e terça-feira será obedecida a programação aplicada aos domingos.

Para os quatro dias de Carnaval, do sábado até a terça-feira, serão disponibilizados veículos no Terminal de Cruz das Almas para reforçar a operação com destino ao Litoral Norte. A quarta-feira de Cinzas terá uma distribuição diferenciada, a depender da região e do horário. Até às 11 horas, a distribuição de veículos obedecerá o que é planejado aos domingos. Após este horário, será adotada a programação de sábado, com a frequência referente ao turno da manhã, para todas as linhas do SIMM, exceto para as linhas 024 (Gruta/Centro), 027 (Vila Saem x Centro/Pitanguia), 058 (Fernão Velho/Centro) e 105 (Jardim Petrópolis x Trapiche/Farol), que não operam aos sábados e/ou aos domingos.

As linhas citadas acima iniciarão a operação a partir das 6h da manhã, com um veículo cada, sendo que as linhas 024 e 058 farão uma programação especial com 50% das viagens dos dias úteis até às 11h. Após este horário, a 024 fará a programação de dia útil e a 058, a programação de sábado, conforme a Ordem de Serviço Operacional (OSO) vigente. Já para as linhas 027 e 105, a operação será completa com a programação total do dia útil, do primeiro ao último horário das viagens.

Postos de recarga do Vamu - Devido aos feriados do Carnaval, a rede de atendimento do Vamu Mobilidade terá horários diferenciados nos próximos dias. Confira os horários dos postos:

SÁBADO (26/02) - Vamu Mobilidade: fechado; Terminal Benedito Bentes: 5h às 12h; Terminal Colina: 5h às 12h; Terminal Cruz das Almas: 6h às 12h; Terminal Eustáquio Gomes: 6h às 12h; Terminal Graciliano Ramos: 6h às 12h; Terminal Salvador Lyra: 6h às 12h.

DOMINGO (27/02) - Todos os postos estarão fechados.

SEGUNDA-FEIRA (28/02) - Vamu Mobilidade: fechado; Terminal Benedito Bentes: 5h às 17h; Terminal Colina: 5h às 17h; Terminal Cruz das Almas: 6h às 17h; Terminal Eustáquio Gomes: 5h30h às 17h; Terminal Graciliano Ramos: 5h30 às 17h; Terminal Salvador Lyra: 5h30 às 17h.

TERÇA-FEIRA (01/03) - Vamu Mobilidade: fechado; Terminal Benedito Bentes: fechado; Terminal Colina: fechado; Terminal Cruz das Almas: fechado; Terminal Eustáquio Gomes: fechado; Terminal Graciliano Ramos: fechado; Terminal Salvador Lyra: fechado.

QUARTA, QUINTA E SEXTA - Todos os postos com horário de funcionamento normal.