Saúde

AL recebe mais de 108 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 nesta sexta

Agência Alagoas | 20/08/21 - 08h00
Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebe, nesta sexta-feira (20), duas novas remessas de doses da vacina contra a Covid-19. Desta vez são 108.130 doses de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS), que desembarcam à tarde no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Desse total, 62.500 doses são da CoronaVac e 45.630 doses são Pfizer.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação e suas consequências positivas. “O número de óbitos, a ocupação hospitalar, o número de casos e a taxa de transmissibilidade estão diminuindo. Mas não podemos fechar os olhos nesse momento para a circulação da variante Delta. Já tivemos a confirmação de dois casos no Estado e estamos vendo o comportamento da variante. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social continuam sendo indispensáveis”, salienta.

 O gestor da Saúde estadual também chama a atenção para a importância de se completar o esquema vacinal. “Precisamos ficar atentos ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, quanto para a segunda”, reforça Alexandre Ayres.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau. A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com .

Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.062.930 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.647.985 doses de vacinas para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.294.315 doses. Deste total, 1.587.952 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 706.363 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).