Educação

Alagoano é aprovado em 1º lugar em mestrados na USP e na UFSCar

TNH1 com Uncisal | 13/12/19 - 07h09
Estudante conquistou mestrado em SP | Reprodução / Uncisal

O sonho de se tornar pesquisador e dar seguimento aos estudos se tornou realidade para o estudante de Enfermagem John Victor Silva, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Concluindo sua graduação em 2019, o estudante foi aprovado em primeiro lugar em seleções de mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambas no estado de São Paulo.

Na USP, John Victor foi aprovado no Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. O programa é considerado uma referência na sua área de estudo e funciona como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde para desenvolvimento de pesquisa em Enfermagem.

Já na UFSCar, o estudante foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que tem caráter multiprofissional e que existe desde o ano de 2007. A universidade está localizada na cidade de São Carlos e também é considerada referência.

John Victor ingressou na Uncisal no ano de 2015, depois de ser aprovado em primeiro lugar nas vagas destinadas para cotistas para o curso de Enfermagem. O estudante cursou o ensino fundamental e o ensino médio em escolas da rede pública. Na Uncisal, desenvolveu atividades de extensão, monitoria e projetos de Iniciação Científica. Também presidiu a Liga de Saúde Mental e participou da organização de eventos científicos.

“Sempre me interessei pela área da pesquisa, tanto que fui monitor da disciplina e participei de dois projetos de Iniciação Científica. Isso despertou em mim a vontade de atuar nesta área. Agora, eu pretendo me especializar com o mestrado e quem sabe desenvolver meu doutorado logo em seguida na mesma instituição. Quero seguir carreira acadêmica, me tornar docente e compartilhar o que aprendi”, explica o estudante da Uncisal.

Para aqueles que buscam seguir a mesma trajetória que ele, John Victor dá uma dica: dedicação. “Não há nenhum segredo. Temos que nos engajar e aproveitar tudo aquilo que a universidade oferece: ensino, pesquisa e extensão. Temos que participar de eventos, que produzir conhecimento e tirar o melhor dos nossos professores, que têm um papel essencial nesse processo de formação”, acrescenta John Victor.

Por fim, o estudante destaca o papel da Uncisal nesse processo. “Queria aproveitar para agradecer bastante à Uncisal, que foi o local onde surgiram essas oportunidades e no qual eu pude conhecer professores muito importantes para a minha formação. Em especial, queria agradecer às professoras Mara Ribeiro e Thyara Maia Brandão, que foram fundamental para o meu desenvolvimento”, finalizou o estudante.