Alagoas

Alerta de chuvas fortes mobiliza Defesa Civil, Exército, Marinha e demais órgãos em Alagoas

Theo Chaves e Paulo Victor Malta | 20/05/22 - 15h24
Theo Chaves / TNH1

A Defesa Civil Estadual de Alagoas reforçou o alerta de fortes chuvas para as regiões Metropolitana, Litorânea e Zona da Mata a partir do final da tarde desta sexta-feira, 20. O aviso foi feito durante coletiva de imprensa realizada nesta tarde, no Palácio do Governo de Alagoas, no Centro de Maceió. 

Segundo as autoridades, a mudança no tempo e a chegada de uma frente fria vem sendo acompanhada desde o último sábado, 14, e nos últimos dias se tornou um alerta. O Corpo de Bombeiros, a Marinha, o Exército, o Ibama, o Grupamento Aéreo, a Cruz Vermelha, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil do Estado e dos municípios estão mobilizados para o que é considerado risco real de alagamentos e deslizamentos em consequência das chuvas. 

Em entrevista ao TNH1 o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moises Pereira de Melo reforçou a necessidade da união dos órgãos estaduais para a criação de um plano de contingência e apoio a todos os municípios.

"Vamos colocar em prática o nosso plano de contingência. O estado vai acionar todos os seus órgãos, e estaremos a disposição dos municípios, principalmente os que venham a precisar da atuação do Estado de Alagoas, seja com busca e salvamento ou assistência a população. Passamos todas as orientações aos coordenadores municipais, principalmente os que coordenam regiões ribeirinhas, além da capital Maceió", disse.

O coordenador também fez um apelo à população de todo o estado para uma mobilização durante possíveis consequências diante das fortes chuvas esperadas. "A população pode nos ajudar neste momento. O que pedimos é, primeiramente, que as pessoas moradoras de áreas de risco sejam orientadas e procurem a Defesa Civil do seu município. Que procurem um local seguro ou um abrigo da prefeitura. É muito importante que a população fique atenta e em alerta para tudo o que possa acontecer nessas próximas horas", alertou.

O volume acumulado de água pode ultrapassar 300mm nos próximos dias, só que pode cair em questão de horas ou em um dia, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Como exemplo, o órgão afirmou que em Penedo já foram registrados mais de 60 mm nas últimas horas, enquanto na cidade de Piranhas já choveu mais de 80 mm. É esperado quase 200 mm entre hoje e amanhã em Maceió.


Imagem de satélite desta sexta-feira (20) (Foto: Reprodução / INMET)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem um aviso de acumulado de chuvas para quase todas as regiões de Alagoas.  As informações do instituto apontam que 85 municípios podem ser atingidos pelas chuvas, o que pode ocasionar risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

As fortes chuvas que caem em Penedo e demais municípios de Alagoas desde a noite de ontem (quinta-feira, 19) estão causando problemas como alagamentos e deslizamento de material. Para evitar maiores danos gerados pelo fenômeno natural, o Prefeito Ronaldo Lopes determinou a atuação imediata da Defesa Civil Municipal e das secretarias municipais.

Desde cedo, diversas equipes estão trabalhando, realizando serviços como desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais, recolhendo material das ruas e atuando em áreas mais críticas. No bairro Santo Antônio, popular Barro Vermelho a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Penedo trabalham nas áreas mais afetadas.