Educação

Aluna do Colégio Tiradentes vence o maior concurso de literatura infantil do Brasil

Roberta Jamily é estudante do 8º ano e venceu o Prêmio Espantaxim

Ascom Seduc | 30/06/22 - 12h20
Roberta Jamilly é aluna destaque do CPM – Unidade Maceió, e também já foi medlhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia | Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Roberta Jamilly Oliveira, estudante do 8º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM) – Unidade Maceió, venceu o maior concurso de literatura infantil do Brasil, o Prêmio Espantaxim. O evento acontece a cada dois anos e, este ano, teve como tema “As quatro estações do ano”. Roberta Jamilly ganhou na categoria de redação com um texto sobre a primavera. Em sua sexta edição, o Concurso Nacional de Literatura Infantil contou com mais de três mil textos de alunos de 76 escolas de 15 estados brasileiros.

Despertar precoce - Feliz pelo resultado, Roberta conta que seu amor pelos livros foi semeado desde cedo. “Desde quando aprendi a ler criei esse hábito. Gosto muito de ler, independente de qual seja o livro. Nessa idade, também comecei a escrever contos”, recorda. Para escrever a redação, a estudante ressalta que optou pelo tema pelo qual tinha mais afinidade “Eu escolhi a minha estação do ano preferida, que é a primavera e, no texto, coloquei tudo aquilo que eu conhecia e admirava sobre essa estação”, explica.

Muito dedicada aos estudos, a adolescente é aspirante a oficial, tendo a maior média do Colégio Tiradentes Maceió. Ainda assim, ela conta que ficou muito apreensiva pelo resultado do concurso. “Já sabia que o resultado sairia esse mês de junho, então, todos os dias eu entrava no site até que eu vi que venci o concurso literário. Eu fiquei muito feliz, porque é um prêmio nacional disputado entre vários estados brasileiros, envolvendo escolas públicas e particulares”, comemora.

Referência - A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, parabeniza a jovem pela sua conquista. “A educação em Alagoas vive um novo momento, onde os programas como Professor Mentor, Cartão Escola 10, Avança Grêmio e tantos outros buscam incentivar o protagonismo juvenil, uma vez que temos muitos talentos em nossa rede. Vê-los se sobressaindo em competições de alcance nacional como o Prêmio Espantaxim é motivo de muita alegria e satisfação para nós. Sinal de que todo este trabalho tem dado certo. Que o exemplo da Roberta motive mais alunos a se inscreverem em prêmios como este”, fala Roseane.

No Colégio Tiradentes, a premiação de Roberta enche de orgulho todos que fazem a instituição. Diretora pedagógica do CPM Maceió, Helena Soares diz que a estudante, embora tímida, é bastante participativa em competições e olimpíadas de conhecimento. “Ano passado, ela foi medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA. Onde ela se inscreve, é destaque. Em nossa escola fazemos questão de reconhecer os feitos de nossos alunos”, afirma.

O diretor-geral do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo também não mede elogios para a garota. “É uma satisfação muito grande quando temos a notícia de que um aluno nosso se destaca e vence concursos e premiações. A Roberta possui um grande potencial e, por galgar esse prêmio, será uma referência para o Estado, para o colégio e para a sua família”, afirma.

Incentivador - Roberta orgulha o Estado e a sua escola pela premiação. Mas ninguém está mais feliz pela sua conquista do que a sua família. Por conhecer o potencial da filha, seu pai, Roberto Oliveira, que é professor de Física na rede estadual de ensino, sempre a impulsionou a participar de competições educacionais.

“Tanto eu quanto a minha esposa sempre a incentivamos muito. Desde pequenininha a Roberta já gostava de jogos educativos e nós comprávamos brinquedos e livros para dar suporte. Com três anos de idade, ela já sabia o alfabeto inteiro. Ela tem a base forte e essa parceria entre família e escola sempre tem sucesso”, enfatiza Roberto, que leciona na Escola Estadual Benedito Moraes, em Maceió. Ele informa ainda que a filha é aluna bolsista do Programa Professor Mentor e que investe o benefício na compra de livros.

Sobre o prêmio - O Prêmio Espantaxim faz parte do Projeto Espantaxim, criado há 19 anos pela escritora e compositora Dulce Auriemo e tendo como público-alvo estudantes entre 07 e 13 anos de idade. Os textos vencedores serão publicados na VI Antologia do prêmio. Todos os premiados receberão três exemplares da antologia e o boneco do personagem Espantaxim (mascote do projeto). Os ganhadores também devem ser agraciados com uma coleção de livros e CDs. A entrega dos troféus ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no final do ano no estado de São Paulo.