Esporte

Alunos de handebol são campeões do Jeal e vão representar Alagoas no Rio Grande do Norte

Assessoria | 10/07/19 - 18h22
Divulgação

O JEAL, Jogos Estudantis de Alagoas é a maior e mais importante competição esportiva estudantil do Estado de Alagoas, nela as Escolas Campeãs qualificam-se para o Jogos Escolares da Juventude – JEJ’s. Em Alagoas o JEAL é dividido em duas etapas, a regional e a estadual.
No primeiro momento, etapa regional, as escolas de Alagoas são divididas por GEREs – Gerências Regionais de Ensino, o Colégio Marista de Maceió faz parte da 1ª GERE, que compreende todas as escolas do Farol, desde o Cepa voltando para as escolas da Jatiúca indo até Paripueira e na outra extremidade até Santa Rita, passando pelas escolas do Pontal, que disputam entre si e se classificam.

Os campeões da etapa regional foram classificados para a etapa estadual que reuniu escolas de todos os municípios alagoanos. No Handebol, infantil masculino, os alunos do Colégio Marista de Maceió, foram os campeões e viajarão para a capital do Rio Grande do Norte, Natal, representando o estado de Alagoas no JEJ’s. Os Jogos Escolares da Juventude acontece no mês de setembro e reúne os ganhadores de cada estado da região Nordeste.

Para o técnico Eduardo Proffa, dedicação e muitas horas de treinos foram essenciais para o sucesso alcançado. “Essa equipe está junta há quatro anos e desde lá que treinamos e qualificamos os meninos para o melhor resultado, é ele veio. Bem melhor do que imaginávamos, mas sempre foi o que buscamos, sermos campeões”, comemora Proffa. O professor lembra também que os meninos passaram por várias competições, o que foi determinante para o amadurecimento e preparação para o campeonato.

“Nós vibramos juntos, sofremos junto e comemoramos juntos também. É um orgulho e muita emoção a cada jogo, acompanhamos sempre e damos total apoio para os nossos atletas. Uma luta, muita dedicação da nossa parte, mas uma satisfação imensa em tê-lo no esporte”, explica Bruno Correia, pai de atleta. Além disso, o pai reafirma a importância da prática de esporte que traz foco, disciplina, determinação e acima de tudo espírito de equipe para todos os envolvidos.

Já os atletas falam sobre as duras horas de dedicação e comemoram também, além de falar do desafio lançado entre eles. “Tantas passadas, tantas corridas, tantos ataques, tantas defesas e ao final, o que mais queríamos, o troféu de campeão em nossas mãos. Somos atletas disciplinados que sabemos lidar com a responsabilidade com leveza. Nos comprometemos em raspar a cabeça caso fossemos os primeiros de Alagoas, e assim fizemos. Hoje somos os carecas de Alagoas”, brinca e ri o adolescente Leonardo Quintela Correia.

Resultados da etapa estadual

Marista 32 x 02 Sonho Meu (São Miguel dos Campos)

Marista 43 x 08 Juvenal Lopes (Murici)

Marista 28 x 08 Alternativa (Arapiraca)

Marista 14 x 11 Dinâmico (Maceió)