Educação

Alunos de Psicologia da FAT são monitores em oficina de surf para autistas

Assessoria | 13/02/19 - 17h43

Alunos do 7º período do curso de Psicologia da FAT vão participar, no próximo sábado (16.2), do projeto Onda Azul, que leva ao Posto 7, na Praia de Jatiúca, das 8h às 10h, uma oficina gratuita de surf para autistas (surfterapia). Durante a atividade, os estudantes, acompanhados por professores do curso, vão oferecer apoio e suporte terapêutico às crianças e aos adolescentes participantes da oficina.

A aula é exclusiva para pessoas com autismo, independe de idade ou grau dos sintomas, e tem como objetivo permitir o desenvolvimento de habilidades psicológicas e cognitivas, percepção do corpo e do ambiente, promover habilidades corporais, propiciar iniciativa e tomada de decisão, permitir aprender a regular as emoções para identificar e lidar, trabalhar as questões sensoriais e interação social além de ser um instrumento de inclusão social.

Para os alunos da FAT, a atividade é prática da disciplina Psicologia das Necessidades Educativas Especiais, ministrada pela neuropsicóloga, Fabiana Lisboa, que é coordenadora do Centro Unificado de Integração e Desenvolvimento do Autista (Cuida), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maceió, esta que, em parceria com o projeto Onda Azul, é responsável pela realização do evento, na capital alagoana. “Além do benefício inquestionável que o esporte traz, principalmente sendo desenvolvido em forma de terapia, inclusão social, diversão e interação com as famílias, nosso objetivo com essa oficina é mostrar que os meninos e meninas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são capazes”, destaca Fabiana.