Maceió

Alunos do Vergel do Lago se engajam e arrecadam aproximadamente 5 toneladas de plástico

A 5ª edição do Plastitroque da Braskem incentivou a coleta seletiva e a economia circular trocando plástico por kits alimentação, higiene pessoal, escolar e squeezes  

Assessoria | 08/08/22 - 23h58
Assessoria

A Braskem promoveu mais um Plastitroque em Alagoas. A 5ª edição do evento, que incentiva a educação ambiental, coleta seletiva e apoia a economia circular, arrecadou 4 toneladas e 920 kg de resíduos plásticos. A etapa de arrecadação e troca dos resíduos aconteceu entre os dias 02 e 05 de agosto, na Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, no bairro Vergel do Lago, em Maceió. As crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Mandaver também participaram da ação.
 
O Plastitroque incentiva o desenvolvimento de temas como reciclagem, meio ambiente e economia circular através das escolas durante o ano. A gincana funciona como uma grande aula prática de impacto real. Os estudantes coletam plásticos e trocam por uma moeda social — o plasticoin. Com a moeda em mãos, eles vão às compras e escolhem seus kits.
 
Nesta edição foram distribuídos 511 kits escolares, 170 squeezes, mais de 300 kits de higiene pessoal e 558 kits de alimentação - este último equivale a 3 toneladas e 700 kg de alimentos. “A escola já estava trabalhando a temática ambiental desde a última edição do Plastitroque realizada aqui em 2021. O resultado foi impressionante e o mais importante é que os alunos aprendem a identificar o plástico, separar e destinar corretamente para a reciclagem por meio das cooperativas”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária na ação.
 
O diretor da Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, Sivaldo Lima de Melo, contou que os alunos adoram o Plastitroque e guardam os resíduos desde o ano passado. “No primeiro dia da ação, eles chegaram com uma montanha de plásticos. Estavam todos ansiosos e encarando a gincana como competição para saber quem iria trazer mais”. Ainda segundo o diretor da escola, a reciclagem e economia circular são temas de imensa carga pedagógica, por isso, aproveitaram a ação para inserir aulas de reciclagem e meio ambiente nos estudos de ciência e biologia.
 
Ao realizar a separação dos resíduos, as crianças e a comunidade apoiam a economia circular e a geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem. Por isso, todo o material arrecadado foi doado à COOPLUM - Cooperativa dos Catadores de Lixo Urbano de Maceió. “Dessa forma, tudo que for arrecadado vai gerar renda para os cooperados e também a certeza de que os resíduos plásticos terão a destinação correta com a reciclagem”, descreveu Régia Melo.
 
A estimativa é de que o material arrecadado no Plastitroque represente 15% a mais na renda de cada cooperado, o que significa um incremento de aproximadamente R$ 5 mil adicionais para a cooperativa.
Na 5ª edição do Plastitroque em Alagoas, uma única pessoa arrecadou quase 150kg de plásticos. Outra participante da ação foi a moradora da comunidade Vergel do Lago, Rita de Cássia da Silva. Para ela, “a ação é muito importante porque ajuda a população com os kits escolar, alimentação e de higiene - dando uma aliviada na economia -, e ainda tira o lixo da rua e dá trabalho a quem não tem”.
 
O professor de teatro do Instituto Mandaver, Pierre Pelegrine, falou que, quando começou a trabalhar na Ong, se deparou com um mutirão de crianças buscando os plásticos nos quintais, nas ruas e nos vizinhos. “Na matéria de teatro, eu tenho a função de trabalhar os temas de sustentabilidade, para que os alunos aprendam a transformar o plástico em outros materiais, como fantoches, brinquedos. Criamos até o Galo Papa-Plástico, uma estrutura criada após o Plastitroque para que os alunos descartem corretamente os resíduos plásticos”, finalizou.

Plastitroque em números - Em sete edições realizadas em 2021, o Plastitroque da Braskem arrecadou mais de 10 toneladas em resíduos plásticos, tendo impactado positivamente mais de quatro mil pessoas. Nas últimas edições em Alagoas foram arrecadadas mais de 6 toneladas de plástico que beneficiaram as cooperativas Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Copvila e COOPMAR.