Maceió

Ambulantes protestam contra retirada de barracas no Benedito Bentes

Theo Chaves | 01/04/22 - 15h00
Foto: Cortesia ao TNH1

Ambulantes do bairro Benedito Bentes, localizado na parte alta de Maceió, fizeram protesto, na manhã desta sexta-feira (01), após a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) demolir barracas, que foram construídas no canteiro central do conjunto Freitas Neto.

De acordo com informações dos comerciantes, que entraram em contato com a equipe do TNH1, as barracas foram retiradas sem ordem de demolição e pegaram os trabalhadores de surpresa.

“Na última segunda-feira (28), os fiscais da prefeitura chegaram derrubando tudo, sem notificação. Eles não informaram o porquê da demolição e nem falaram se seríamos realocados, apenas demoliram. E, nesta sexta-feira, eles voltaram e demoliram outras. Mais uma vez, ele vieram sem notificar”, relatou Nailson José de Lima, que trabalha em uma das barracas.

Ainda segundo Nailson José Lima, representantes da prefeitura não estiveram no local para prestar assistência aos comerciantes. Nailson também destacou que as demolições aconteceram com os trabalhadores dentro das barracas. “Tinham pessoas dentro das barraquinhas, no momento em que foram demolidas. Perdemos vários bens, pois não tivemos tempo de retirar os itens. Não veio nenhum representante da prefeitura para prestar apoio”, disse. 

Veja o vídeo com imagens do protesto:

Após diálogos entre os fiscais e os comerciantes, foi acordado uma reunião entre os trabalhadores e representantes da prefeitura, na tentativa de resolverem o caso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social informou que realizou a remoção das barracas após o local servir para proliferação de insetos e animais peçonhentos. Veja a nota:

“A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informa que realizou a remoção de barracas desocupadas, nesta sexta-feira (1°), que estavam servindo para proliferação de insetos e animais peçonhentos. As barracas foram construídas no canteiro central do conjunto Freitas Neto, no bairro do Benedito Bentes. As estruturas removidas representavam um risco a saúde pública de toda a comunidade do bairro do Benedito Bentes. Fiscais de posturas da Secretaria também iniciaram a notificação dos locais utilizados como ponto comercial. O prazo dado pelo órgão municipal foi de até cinco dias úteis para que os responsáveis retirem as construções que foram erguidas de foram irregular no espaço público”.