Saúde

Amostras dos três com suspeita de Covid-19 em AL já foram coletadas e levadas a laboratório

Redação TNH1 | 03/03/20 - 09h56
Arquivo TNH1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que as coletas de amostras dos três pacientes que ainda são suspeitos de estarem com a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, já foram encaminhadas ao LACEN/AL, que as enviou para o Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz. A informação foi confirmada ao TNH1 pela assessoria da secretaria na manhã desta terça-feira, (03).

De acordo com a Sesau, a coleta da secreção da nasofaringe foi direcionada, no último domingo, (1º), aos laboratórios responsáveis para examinação. Ainda não há previsão para o resultado, mas se o período for semelhante ao da análise do primeiro caso suspeito, já descartado após o laudo ser negativo para a doença, o prazo seria de no mínimo uma semana.

Em entrevista ao programa Cidade Alerta, da TV Pajuçara, nessa segunda, o secretário de Saúde Alexandre Ayres revelou que as três pessoas suspeitas realizaram viagens para a Europa neste período. Eles estão em isolamento domiciliar e aguardam o resultado dos exames.

Até domingo, mais seis casos haviam sido apresentados como suspeitos de Covid19. Um foi descartado para Covid19 e cinco foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição.

Um caso foi descartado

A Sesau informou ontem que os exames realizados deram negativo para coronavírus e o primeiro caso suspeito da doença em Alagoas está descartado. O caso havia sido notificado na última quarta-feira (27), por meio do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O paciente foi um alagoano de 66 anos que havia voltado da França (país europeu com casos confirmados do vírus) para Maceió, no dia 11 de fevereiro. Ele apresentava um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. O exame apontou o agente viral metapneumovírus.